Hoje em dia só tem ressaca quem quer. Basta que você se prepare para a noite com um Engov e pronto, tudo dará certo.
No entanto, há quem não goste de tomar o medicamento toda vez que vai beber. Ainda mais se as bebedeiras são frequentes.
E então encontramos esse texto no Greatist que nos apresenta algumas maneiras de se evitar a ressaca que são apoiadas pela ciência. O melhor de tudo? Nenhum item inclui remédios.
Vamos às opções, portanto, hombres.
Não é novidade que a água ajuda a amenizar os sintomas da bebedeira. Acontece que o álcool promove desidratação em nosso cérebro, como mostra esse estudo, o que fará com que os tecidos locais encolham (já que perderão água) e ocasione numa pressão desconfortável – a famosa dor de cabeça. Se você tomar um copo de água a cada copo de bebida à noite, tudo será melhor no dia seguinte.
Mais uma clássica. Todos sabemos que beber sem ter comido nada é encrenca. Isso porque o nosso corpo absorverá o álcool mais rapidamente – o que nos deixará sob os efeitos da bebida igualmente mais rápido. Esse é o foco de estudo dessa pesquisa.
As bebidas escuras contém uma substância chamada congêneres que, segundo esse artigo, pode causar a ressaca. Por isso, o ideal seria preferir as bebidas claras, como pinga ou vodka. Ou então alguma coisa mais leve, né?
Se você quer evitar uma ressaca brava, não seja mão de vaca na hora de comprar o drink. E aqui a origem do problema é o mesmo do item anterior: os congêneres. As bebidas mais caras costumam ter menos dessa substância já que os processos de filtração e destilação são mais bem feitos, é o que diz o especialista em metabolismo alcoólico Jim Schaefer nessa matéria da NBC News.
A bebida prejudica os nutrientes em nosso organismo. Então é importante que possamos repô-los, principalmente a Vitamina B12 e o folato, como nos mostra esse artigo da Harvard.
Você pode adorar um champagne – mas ele não é uma boa ideia se você quer evitar ressaca. Os gases na bebida podem fazer com que o álcool seja absorvido mais rápido, o que geraria consequências indesejáveis, como nos conta o médico especializado em álcool e drogas Ronaldo Laranjeiras aqui.
A taurina, substância presente nos ovos, tem se mostrado como uma grande aliada do fígado, revertendo os malefícios que uma bebedeira causa no órgão e também amenizando a ressaca, como mostra essa matéria da BBC.
Se a sua ressaca afeta também seu estômago, nada melhor do que um chá de gengibre. Esse trabalho demonstra os benefícios que essa raiz faz ao sistema digestivo.
O exercício aumenta o nível de oxigênio no sangue e o metabolismo corporal, o que vai fazer com que o seu organismo se livre mais rapidamente dos resquícios alcoólicos. Além disso, a atividade vai liberar algumas endorfinas em seu corpo e pode melhorar seu humor.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais