Seja o resultado de uma entrevista de emprego, um teste médico ou até uma resposta de um ente querido, esperar por algo importante pode ser angustiante. Sua mente pode começar a vagar para o reino dos “e se”, causando estresse e ansiedade desnecessários.
Mas aqui está a verdade sincera – nenhuma quantidade de preocupação vai acelerar o tempo ou mudar o resultado. Tudo o que faz é roubar sua paz no momento presente.
Durante esses tempos, é importante lembrar que a vida se desdobra no seu próprio ritmo. Não podemos avançar rapidamente para obter as respostas que buscamos nem voltar atrás para mudar nossas ações passadas. Tudo o que temos é o momento presente.
Lembro-me do meu primeiro dia em uma nova cidade, me sentindo como um peixe fora d’água. Eu não conhecia ninguém, a cultura era diferente, e eu me sentia como um quadrado tentando se encaixar em um buraco redondo. Gastei tanto tempo me preocupando em me encaixar que perdi a visão de quem eu era.
Na minha busca para pertencer, percebi algo significativo – as pessoas são atraídas pela autenticidade. No momento em que parei de me preocupar em me encaixar e comecei a abraçar meu eu único, as coisas mudaram. Encontrei amigos que me apreciavam pelo que eu era, não por quem eu estava tentando ser.
A verdade é que todos nós temos nossas peculiaridades e particularidades. Eles nos tornam únicos e especiais. Em vez de se preocupar em se encaixar no molde de outra pessoa, abrace sua individualidade.
Existem muitas coisas na vida que não podemos controlar – o clima, o trânsito, as ações de outras pessoas ou a economia global, para citar algumas. Preocupar-se com essas coisas é como tentar segurar água em suas mãos. É energia desperdiçada porque, não importa quanto você se estresse sobre elas, você não pode mudá-las.
Em vez de se preocupar com coisas além do seu controle, concentre-se no que você pode controlar – suas ações, sua atitude e suas respostas. Redirecione sua energia para coisas que o empoderam.
Quando você aceita que há coisas na vida que você não pode controlar e escolhe deixar fluir em vez de resistir, você se liberta do estresse e da ansiedade desnecessários. Esta aceitação não é sobre desistir; é sobre reconhecer os limites da sua influência e fazer as pazes com isso.
É fácil se perder no passado, remoendo erros ou oportunidades perdidas. Da mesma forma, podemos passar tanto tempo nos preocupando com o futuro, tentando planejar cada cenário possível. Mas a verdade é que o passado se foi e o futuro é incerto. O único momento que realmente temos é agora.
Viver no momento presente – realmente experimentá-lo sem a nuvem de arrependimentos passados ou preocupações futuras – é uma das coisas mais libertadoras que você pode fazer. Permite que você se envolva plenamente com a vida conforme ela acontece, aprecie as pequenas alegrias e supere desafios à medida que surgem.
Então, quando você se encontrar perdido no passado ou ansioso pelo futuro, lembre-se de trazer-se de volta ao presente. Pare de se preocupar e abrace o fluxo da vida conforme ele se desdobra, um momento de cada vez.
A vida é um rio, constantemente fluindo e mudando. Às vezes é calma e pacífica, em outras, rápida e tumultuada. E, embora não possamos controlar o curso do rio, podemos aprender a navegar em suas correntes.
A chave para essa navegação está em dominar a arte de deixar ir e abraçar o fluxo. O renomado professor espiritual Eckhart Tolle uma vez disse, “A vida é a dançarina, e você é a dança.” Essas palavras encapsulam a essência de deixar fluir – permitir que a vida lidere e tornar-se um participante ativo em sua dança. Não resista à vida. Flua com ela.
Artigo escrito por Ava Sinclair no site Hack Spirit, traduzido ao português pelo El Hombre.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais