A gastronomia tem estado em evidência no nosso dia a dia e as atividades de lazer nunca estiveram tão saborosas.
Não é por acaso que um termo tem sido cada vez mais usado: harmonização, que nada mais é do que combinar comidas e bebidas que tenham sabores em comum para que os atos de comer e beber fiquem ainda mais especiais.
Por isso, conversamos com a sommelière Taimmy Rodrigues, que faz parte da equipe da www.wine.com.br, e reunimos mesas de petiscos simples de preparar e fáceis de comer para você harmonizar com diferentes estilos de vinhos.
Segundo a sommelière, não há muito mistério na hora de harmonizar vinho e comida, mas pequenos cuidados devem ser adotados como, por exemplo, analisar o peso e a textura tanto da bebida quanto da comida.
“A regra é simples”, ela diz. “Pratos leves devem acompanhar vinhos leves. Pratos ácidos devem acompanhar vinhos leves e bem frescos. Já os pratos gordurosos precisam de vinhos com taninos mais potentes e acidez alta.”
PETISCOS PARA HARMONIZAR COM VINHO TINTO
- Tábua de frios
- Filé aperitivo
- Pães gourmet
Para pratos à base de carne com gordura e estrutura, o ideal é optar por vinhos tintos com agradável frescor. E pelas opções acima você pode ver que são petiscos também muito fáceis de preparar e que agradam a todos os paladares.
PETISCOS PARA HARMONIZAR COM VINHO BRANCO
- Bolinho de bacalhau
- Isca de peixe
- Camarão ao alho e óleo
Petiscos a base de peixes e frutos do mar pedem vinhos brancos por serem leves, aromáticos e com acidez na medida certa.
PETISCOS PARA HARMONIZAR COM ESPUMANTES
- Frango a passarinho
- Polenta frita
- Palito de queijo frito
As opções acima são de comidas com alto teor de gordura e que são mais comuns de serem opções para petiscar. Por isso, bebidas mais ácidas são grandes aliadas. Então você pode optar por vinhos e espumantes que sejam leves e com frescor pronunciado.