9 previsões para o futebol brasileiro em 2015

Compartilhe

Duas semanas já se foram de 2015. Mas cadê a bola rolando? Estou saudades.

Não vejo a hora, assim como imagino que você, hombre, também, de ver o futebol voltar aos noticiários com gols e mais gols na abertura da temporada futebolística com os estaduais.

Reclamamos e criticamos, mas é sempre assim: sentimos falta até mesmo dos chatos estaduais. Quarta-feira à noite e domingo sem futebol não são iguais.

E por conta desta falta de partidas oficiais e pela saudade da bola rolando, fiz um exercício de futurologia para projetar o que veremos neste ano de futebol tupiniquim.

Compartilho com vocês minhas sete previsões solidificadas depois de conversas de boteco com amigos com base no que tenho acompanhado das contratações dos clubes brasileiros e, também, simplesmente por fazer o que todos nos gostamos de fazer no futebol: especular o futuro.

Ai vão elas:

CRUZEIRO

Não será o dono do futebol mais bonito nem mesmo o mais competitivo nesta temporada no futebol nacional. O Cruzeiro desgastou. E os outros times já sabem como enfrentar o atual bicampeão brasileiro.

É bem verdade que seguirá brigando por títulos, sobretudo, da Taça Libertadores, mas não sobrará em campo como no último ano. Vencerá jogos mais pela força de seu elenco do que propriamente pelo futebol técnico apresentado em campo.

Mesmo assim, chegará perto de conquistas em todas as competições que disputar.

PALMEIRAS

Vários palmeirenses estão iludidos. Calma, explicarei. Muitos já acreditam que com as várias contratações que o clube fez para a temporada, o time é o mais cotado para vencer torneios importantes.

Mentira. A diretoria fez o que era preciso fazer no passado. Limpara o elenco e montar novamente o time. Fez contratações boas, como o atacante Dudu, mas outras apenas para compor elenco, sem tanta qualidade técnica.

Será ainda preciso montar o time, o que demandará tempo. Portanto, vamos com calma. O Palmeiras está atualmente com um time para ficar, ao menos, entre os dez do Brasileirão e, sim, com possibilidade de conquista do estadual.

TITE E O CORINTHIANS

Será um ano mais parecido com o ano de 2010 do que com o de 2012. É muito difícil o técnico Tite repetir o mesmo que conseguiu com o Timão há três anos, com a conquista da Libertadores e do Mundial, logo no primeiro ano desta sua terceira passagem pelo clube.

Entendo que, por conta do time que tem na mão e a pressão por repetir o resultado passado, Tite fará um ano igual ao que teve quando passou pelo clube em 2010 e terminou em terceiro no Brasileirão.

Vejo também que conseguirá levar o time até às quartas de final da Libertadores.

TAÇA LIBERTADORES

Nenhum brasileiro será campeão da América em 2015. Estamos representados por Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians e Internacional.

O Timão passará pelo Once Caldas-COL na fase prévia do torneio e depois fará dois duelos quentes contra o rival Tricolor Paulista. Será uma vitória para cada lado e os dois clubes se classificarão para as oitavas de final.

Entendo que Cruzeiro e Atlético-MG são os dois clubes que melhor representarão o Brasil no torneio continental: um chegará até as quartas e outro até a semifinal.

FUTEBOL CARIOCA

A coisa está feia e o ano será ruim para os times cariocas. Não à toa eu acho o futebol catarinense em melhor situação estrutural em comparação ao do Rio de Janeiro. Nem mesmo o Fluminense, que sempre dá um alívio ao futebol carioca com uma boa campanha no Brasileirão, será capaz de fazer algo empolgante nesta temporada.

O Botafogo, na Série B, suará para voltar à elite em 2016. Não será fácil conseguir a vaga. Flamengo e Vasco terminarão na parte de baixo da tabela, pois não têm bons elencos. O Fluminense, que até o momento tem bons jogadores no plantel, não terá dias animadores pela frente.

Não aconteceu agora, mas jogadores como Conca e Fred não devem permanecer no elenco para a disputa do Brasileirão. Devem ser negociados, já que o clube passa por uma crise financeira grande, sobretudo, por conta da ruptura com a patrocinadora Unimed – que é quem paga os salários das principais estrelas.

O Flu pode sofrer uma rasteira com as saídas dos bons jogadores e depois sofrer para montar um time competitivo com a temporada em andamento. Se isso acontecer, grandes problemas rondarão a Laranjeiras.

ADMINISTRAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO

No ano passado foi dado um passo importante para regularizar o modelo de negociações do futebol brasileiro com a proibição da participação de investidores nos direitos econômicos dos jogadores. Mas isso precisa ser bem fiscalizado para dar certo.

A intenção é dar mais transparência ao mercado do futebol e diminuir a participação de empresários na compra e venda de atletas. Os clubes terão de informar à CBF, além dos valores das negociações, quem são as pessoas e empresas envolvidas.

Esta, porém, foi e será a única coisa boa que veremos vindo da CBF. Quando esperávamos uma grande mudança na mentalidade dos obsoletos gestores do futebol depois do vexame da Copa, não foi visto nada diferente.

Portanto, este ano será tão retrógrado para o futebol quanto o último. Marco Polo Del Nero assumirá a presidência da CBF, no lugar de José Maria Marin, em abril, mas tudo permanecerá igual. Você duvida?

NEYMAR

Este 2015 será o ano do ídolo brasileiro. Ele, enfim, desencantará de vez pelo Barcelona e assumirá o posto principal do time. Já deu mostras desde agosto, quando começou a temporada 2014/2015 do futebol europeu.

Fará atuações em pé de igualdade com as de Messi neste ano e será indicado para os três melhores do mundo em dezembro. Com mais confiança, será o protagonista do Barcelona.

COPA AMÉRICA

Teremos que engolir a Argentina com a campeã do torneio que será disputado no Chile, dos dias 11 de junho até 4 de julho. O Brasil não fará feio como na Copa do Mundo, quando foi goleado pela Alemanha. Vejo que Colômbia e Argentina farão a final do torneio.

Entendo que o time do técnico Dunga deixará boa impressão, mas cairá nas semifinais, possivelmente para a Argentina. Apesar da eliminação, os brasileiros deixarão, ao menos, o povo com orgulho de ver a raça e dedicação em campo. Futebol técnico não será apresentado, mas garra terá de sobra.

Vale lembrar também que na primeira fase enfrentaremos a Colômbia, jogo que pode ter o encontro de Neymar e Zúñiga – o jogador que deu a joelhada que tirou o brasileiro da semifinal da Copa do ano passado.

CAMPEONATO BRASILEIRO

O título não fugirá do eixo Rio-São Paulo-Minas. Aí vai você dizer: mas isso é fácil dizer, já que é o que acontece há muito tempo.

Mas, amigos, entendo que o São Paulo e o Atlético-MG serão os dois fortes candidatos ao título. O Cruzeiro terminará no G-4, mas, desta vez, não levantará a taça.

O Tricolor Paulista é a minha aposta na competição, já que não chegará muito longe na Libertadores e, por tal, dedicará todas suas atenções ao torneio nacional.

E aí, hombres, o que acham? Abram uma cerveja e discutam abaixo o que acreditam que será do futebol brasileiro em 2015. Exercitem a futurologia.

Felipe Piccoli

Felipe Piccoli é especializado em jornalismo esportivo desde 2008. Com passagens pela Rádio Bandeirantes e pelo jornal Marca Brasil, hoje ele é coordenador de reportagem da Band.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais