Especialmente porque algum nível de dependência emocional em um relacionamento é normal. De muitas maneiras, todo o ponto de estar em um relacionamento é para que você possa se apoiar mutuamente em bons e maus momentos.
No entanto, se você depende do seu parceiro para todas as suas necessidades emocionais, isso não é um bom sinal. E isso é especialmente verdadeiro se você se tornou emocionalmente dependente dele(a) no início do relacionamento.
“Dependência emocional é um estado de espírito onde uma pessoa é incapaz de assumir total responsabilidade por seus próprios sentimentos”, escreve o psiquiatra B. R. Madhukar. “Ser um pouco dependente do seu significativo pode ser normal, mas quando sua felicidade depende dos sentimentos dele(a), é aí que pode ficar desequilibrado e não saudável.”
Em outras palavras, como adultos maduros, todos nós precisamos ser responsáveis pela nossa própria felicidade.
Quando você teve seu coração partido por outra pessoa, é tentador se apoiar na primeira pessoa que aparece para validar seus sentimentos feridos.
Mas se você se tornar emocionalmente dependente do seu novo parceiro, pode ser porque você ainda não superou seu último relacionamento.
Às vezes, nós não sabemos por que as coisas terminam mal. E pode levar muita introspecção e pensamento cuidadoso para entender as razões pelas quais as coisas deram errado.
Além disso, muitas vezes requer tempo. Tirar um tempo depois que um relacionamento dá errado permite que você se distancie de seus sentimentos e comece a entender que papel suas próprias ações podem ter desempenhado no fracasso de um relacionamento.
Se você não tem ideia do porquê seu último relacionamento terminou, pode ser um sinal de que você não deu a isso pensamento suficiente. E isso pode significar que você não está pronto para algo novo.
Como eu disse anteriormente, cada relacionamento é diferente. Alguns são apenas mais apaixonados do que outros, e por si só, isso não significa que um é melhor do que o outro.
No entanto, se você não está sentindo aquela faísca de excitação que geralmente sente quando está com um novo parceiro, pergunte-se por que isso pode ser.
Se vocês dois não estão se conectando, se você não está empolgado com o novo relacionamento, sugere que você pode estar neste relacionamento pelas razões erradas.
Se você não está empolgado para estar com a nova pessoa, considere a possibilidade de que você está apenas usando ela para superar seu término.
Finalmente, a única pessoa que pode realmente dizer se você pulou cedo demais para um novo relacionamento é você.
Isso significa que você vai precisar se fazer algumas perguntas difíceis.
Você sente que essa nova pessoa é realmente a pessoa com quem você quer estar? É alguém que te faz feliz? É alguém com quem você pode ver um futuro?
Porque se não, se você sente que está se conformando com algo que não é tudo o que poderia ser, confie nesse sentimento.
Se você não está realmente no seu novo relacionamento, se você não sente uma conexão profunda e apaixonada com a outra pessoa, pode ser mais gentil apenas seguir em frente.
Parte do que torna os humanos tão complicados é que nossos sentimentos são frequentemente um mistério, até mesmo para nós mesmos.
Você nem sempre sabe quando saltou rapidamente demais para um novo relacionamento.
Mas se você notar esses sinais em si mesmo, é possível que você não esteja realmente pronto para um novo relacionamento após o trauma do último.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais