Fitness

A arte e ciência do dropset: Como fazer da melhor forma possível

Compartilhe

A incessante busca pelo corpo perfeito e a evolução atlética levou atletas e entusiastas do fitness a explorar técnicas avançadas de treinamento, em uma sinergia entre arte e ciência. Entre essas técnicas, destaca-se o dropset. Amplamente reconhecido por seu potencial em intensificar treinos e otimizar ganhos, o dropset é mais que uma simples diminuição de pesos: é um manifesto físico da capacidade do corpo humano. Mas, como todas as técnicas, para ser bem-sucedido, é preciso sabedoria. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta.

1# Entenda seu propósito

O dropset não é apenas sobre levantar e soltar pesos aleatoriamente. Seu principal objetivo é prolongar a série para além do ponto de falha muscular. Quando você não consegue mais realizar uma repetição com um determinado peso, diminuir imediatamente o peso permite continuar o exercício, levando seus músculos a um nível de fadiga mais profundo. Esse estado amplia o potencial de hipertrofia e força, pois coloca demandas adicionais ao tecido muscular.

2# Não exagere na frequência

Como em qualquer técnica intensa, moderação é a chave. Usar dropsets em todas as séries, de todos os exercícios, em todos os treinos pode levar ao overtraining. Isso não apenas estagna seus progressos, mas também aumenta o risco de lesões. Integre os dropsets em sua rotina de forma ponderada, talvez em um ou dois exercícios por sessão, e ouça seu corpo.

3# Selecione os exercícios adequados

Todos os exercícios são adequados para dropsets? Não exatamente. Embora seja tentador incluir esta técnica em tudo, ela se encaixa melhor em exercícios que permitem trocas de peso rápidas. Exercícios com halteres e máquinas são ideais, enquanto movimentos complexos ou que necessitam de configurações específicas podem não ser os mais adequados.

4# Escolha a redução de peso correta

Quanto peso reduzir durante um dropset? Uma boa regra é diminuir entre 20% e 30% do peso inicial. Isso permite continuar a série com uma resistência significativa sem comprometer a forma. Lembre-se: a técnica é crucial. Se você estiver comprometendo sua técnica, o peso ainda está muito pesado.

5# Mantenha o ritmo

Um dos maiores benefícios do dropset é o estresse metabólico induzido pela falta de descanso. Portanto, ao executar um dropset, minimize o tempo de descanso ao trocar os pesos. O objetivo é manter seus músculos sob tensão contínua, então, seja ágil!

Conclusão: A saiba usar o dropset a seu favor

Enquanto a técnica do dropset é uma aliada poderosa na busca por ganhos musculares, ela deve ser usada com inteligência e parcimônia. E uma nota extremamente importante: antes de iniciar qualquer rotina de treinamento ou incorporar técnicas avançadas como o dropset, consulte um médico. Além disso, sempre tenha ao seu lado um treinador da academia para orientá-lo na execução correta dos exercícios. O cuidado com a saúde e a técnica correta sempre devem vir em primeiro lugar.

Danilo Mancini

Danilo Mancini, 31 anos, formado em Educação Física e Saúde pela Universidade de São Paulo. Apaixonado por arte, moda e perfumes. Possui um canal no YouTube dedicado a criar vídeos sobre perfumaria, com toques caricatos e irreverentes.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais