Saúde

A boa alimentação pode te gerar uma dose diária de bom humor

Compartilhe

Os nutrientes que ingerimos por meio da nossa alimentação diária tem uma relação importante com nossos sentimentos e, logo, com nosso bom humor.

Os principais neurotransmissores relacionados ao nosso estado de espírito e que tem relação direta com a comida são: serotonina (exerce ação sedativa e calmante), dopamina e noradrenalina (aumentam a energia e a disposição). Juntos, são responsáveis pela sensação de prazer e bem estar.

Se o objetivo é melhorar o humor, a sua alimentação precisa ser balanceada e o consumo dos alimentos que estimulam a produção desses hormônios deve ser diária.

Os principais nutrientes envolvidos na modulação do humor são as vitaminas do complexo B, minerais como o cálcio e o magnésio, além de aminoácidos como o triptofano e a tirosina.

ALIMENTOS PARA COMER TODOS OS DIAS

Frutas, verduras e legumes, leite e derivados nas versões mais magras, cereais integrais, feijões de diversos tipos, carnes magras, ovos e peixes, castanhas, nozes, amêndoas e semente de abóbora.

Ah! Também vale comer um chocolatinho todos os dias, já que ele estimula a produção de dopamina e ajuda a aumentar a disposição mental. A quantidade recomendada é uma porção de 20 a 25 gramas com concentração de 70% de cacau ou mais!

CONSUMA ALIMENTOS FONTES DE CARBOIDRATOS

Já notou que quando estamos com fome ficamos mais irritados e de mau humor?

O combustível primordial para o nosso cérebro funcionar é a glicose, proveniente de alimentos fontes de carboidratos. É por esse motivo que as dietas restritivas em carboidratos alteram o nosso humor!

Você não precisa exagerar na dose, mas é importante que eles estejam presentes em quantidades adequadas ao longo do dia. Prefira os carboidratos complexos (arroz, batatas, pães e massas) ao invés do simples (açúcares).

NÃO PULE O CAFÉ DA MANHÃ

Já observou que muitas pessoas apresentam mal humor matinal?

Isso acontece porque o nosso cérebro associa a falta de nutrientes e a hipoglicemia, já que passamos algumas horas em jejum enquanto dormimos, à uma situação de alerta/risco. Somado a isso, não ter os substratos certos para produção dos neurotransmissores que atuam nas nossas emoções, acaba gerando ansiedade, irritabilidade e fadiga, que podem repercutir ao longo de todo o dia.

Então a dica é tomar café da manhã, incluir alimentos fontes de carboidratos e garantir bom humor e disposição o dia inteiro.

Vale lembrar que nenhum alimento consumido de maneira isolada é responsável por influenciar o seu humor. Portanto, aposte em uma alimentação variada e equilibrada. Sabe-se que algumas condições fisiológicas/patológicas podem dificultar a liberação desses hormônios, mesmo quando a sua alimentação está adequada, diante dessa situação, vale uma investigação mais profunda.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Debora Coca

Débora Coca é nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Mestre em Ciências da Saúde. É apaixonada por viagens e pela sua profissão. Atualmente se dedica a ajudar seus clientes a emagrecerem por meio de uma nutrição real, consciente e descomplicada.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais