A etiqueta do vinho

Compartilhe

Momento terrível na vida de qualquer iniciante no mundo dos vinhos é, em um restaurante, na companhia de sua mulher, após a escolha da garrafa — que por si só já é muito difícil — o ritual do serviço. Como lidar com esta situação? Siga os 5 passos abaixo e você irá parecer um profissional.

1# Verifique o rótulo

O sommelier (termo francês para o funcionário encarregado dos vinhos de um restaurante, que cuida da administração da adega) ou o garçom lhe mostrará a garrafa escolhida. Isto acontece para o cliente verificar se o que escolheu é o que lhe esta sendo entregue. Verifique o rótulo, vendo se está de acordo com o que selecionou na carta de vinhos, comparando o nome e a safra (data da produção).

2# Confira a rolha

Após o sommelier abrir a garrafa e lhe entregar a rolha, o que fazer com ela? Verifique se está úmida, o que demonstra que a garrafa estava guardada de forma correta na horizontal. Depois, cheire a rolha, onde irá avaliar se a bebida está em perfeitas condições e não está Bouchoneé (lê-se Bu-cho-nê, cheiro forte que indica que o vinho está, em muitos casos, estragado pela contaminação das rolhas por fungos). Ok, para um iniciante é muito difícil identificar isso. Mas cheire mesmo assim para mostrar que você sabe o que esta fazendo.

3# Deguste a bebida

Coloque a rolha de volta a mesa e peça ao garçom/sommelier servir o vinho. Ele irá colocar apenas um pouco do vinho na sua taça e ficará esperando a prova. Faz parte da tradição a pessoa que escolheu o vinho prova-lo antes de seus convidados.  Chegamos ao momento da degustação inicial e há vários métodos e explicações para tal. Vou ser sucinto para facilitar:

  • Coloque a taça próximo ao nariz e cheire: faça isso para sentir os aromas primários ou inicias do vinho.
  • Rode a taça delicadamente (faça com a base encostada na mesa para facilitar) e leve ao nariz para cheirar novamente: é para arejar o vinho e liberar odores secundários antes não percebidos.
  • Incline a taça levemente no ar (45 graus mais ou menos) contra a luz ambiente: aqui você verifica a cor e corpo do vinho.
  • Finalmente, leve-o a boca e enfim prove-o .

4# Aprove o vinho

Dê um sinal de ok para o sommelier (ele estará esperando isso), significando que ele pode servir aos convidados – isto é, o vinho está de acordo com o que você esperava e todos podem provar.

5# Aproveite a noite

Agora é só aproveitar a noite sem mais mistérios. Eu sei que muito deste ritual pode parecer saudosista a primeira vista, mas com o tempo e estudo você vai notar que cada etapa tem um significado e razão muito importante de ser no processo de degustação de vinhos. Aqui mostrei apenas a ponta do icerberg e quanto mais experiência tiver (bebendo) mais valor e sentido vai ter tudo isso. Existe outros detalhes no meio deste processo, como, por exemplo, a decantação. Abraços e santé!

Igor Alexander Nassif Barbosa

Formado em ciência da computação pela USP e especializado em finanças pela Saint Paul Business School, é gerente de estratégia no Bank of Canada. Sua real paixão, porém, não são os números -- mas o vinho e a gastronomia. Ele traz dicas e informações sobre o assunto para os leitores do El Hombre.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais