A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pelo 6º ano consecutivo em 2023, segundo o mais recente Relatório Global Sobre Felicidade. Mas qual seria, afinal, o segredo da felicidade deles? Um psicólogo especializada em estudos sobre a Finlândia, o PhD Frank Martela, escreveu um artigo para a CNBC sobre 3 segredos dos finlandeses para ter uma vida mais feliz. Fizemos para o El Hombre a tradução ao português, com algumas adaptações, porque vale a pena ver o que ela tem para dizer.
Por seis anos consecutivos, a Finlândia ficou em primeiro lugar como o país mais feliz do mundo. Como filósofa finlandesa e pesquisadora de psicologia, que estuda os fundamentos da felicidade, frequentemente me perguntam: o que exatamente faz as pessoas na Finlândia tão excepcionalmente satisfeitas com suas vidas? Para manter uma alta qualidade de vida, aqui estão três coisas que nunca fazemos:
Existe uma famosa linha de um poeta finlandês: “Kell’ onni on, se onnen kätkeköön”. Traduzindo aproximadamente, significa: “Não se compare ou se vanglorie da sua felicidade.” Os finlandeses realmente levam isso a sério, especialmente quando se trata de coisas materiais e exibições ostensivas de riqueza.
Uma vez encontrei um dos homens mais ricos da Finlândia. Ele estava empurrando seu filho em um carrinho em direção à estação de bonde. Ele poderia ter comprado um carro caro ou contratado um motorista, mas optou pelo transporte público.
Isso é o que o sucesso parece na Finlândia: viver como todo mundo.
De acordo com uma pesquisa de 2021, 87% dos finlandeses sentem que a natureza é importante para eles porque ela lhes proporciona paz de espírito, energia e relaxamento.
Na Finlândia, os funcionários têm direito a quatro semanas de férias de verão. Muitos de nós usam esse tempo para ir para o campo e nos imergir na natureza. Quanto menos comodidades, até o ponto de não ter eletricidade ou água corrente na casa, melhor.
Muitas cidades finlandesas também são construídas de uma maneira compacta, o que significa que muitas pessoas têm acesso à natureza à sua porta. Eu moro ao lado do Central Park de Helsinque, onde faço caminhadas regulares.
Pesquisas mostram que quanto mais alto o nível de confiança em um país, mais felizes são seus cidadãos. Um experimento de 2022 testou a honestidade dos cidadãos deixando 192 carteiras em 16 cidades ao redor do mundo.
Em Helsinque, 11 das 12 carteiras foram devolvidas ao proprietário.
Os finlandeses tendem a confiar uns nos outros e valorizar a honestidade. Se você esquecer seu laptop em uma biblioteca ou perder seu telefone no trem, pode ter bastante confiança de que o terá de volta.
As crianças também frequentemente pegam um ônibus público para casa da escola e brincam fora sem supervisão.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais