ESTE POST CONTÉM UM SPOILER MASSIVO DO ÚLTIMO EPISÓDIO
Os fãs da série tiveram que esperar 10 meses. Os fãs do livro quase 5 anos. Mas agora sabemos: Jon Snow está vivo.
Como muita gente já suspeitava — eu incluso — a morte de Jon não durou muito tempo. No episódio de hoje, Melisandre finalmente usou aquela sua magia negra para alguma coisa boa e o trouxe de volta à vida.
Então surge a grande questão: o que o futuro reserva a Jon Snow agora?
Vários protagonistas já morreram em “Game of Thrones” e nenhum teve, até agora, esse privilégio de retornar. Isso só pode significar, portanto, que há algo de especial reservado para Jon em Westeros.
E esse algo só pode ser o Iron Throne.
J=R+L
Vamos recapitular a popular teoria “J=R+L” na qual vários fãs de “Game of Thrones” acreditam. Segundo ela, Jon seria na verdade filho de Lyanna Stark (a irmã de Ned) e Rhaegar Targaryen (o antigo herdeiro do trono).
O site “GameofThronesBR” fez uma ótima investigação sobre esse teoria e recomendo a todos lê-la. Mas vou dar um resumo para quem estiver com preguiça, ok?
Lyanna e Rhaegar teriam se conhecido — e se apaixonado — durante um torneio de cavaleiros. Só que Lyanna estava prometida a Robert Baratheon e Rhaegar, primogênito do rei Aerys II, já era casado com Elia Martell.
Eles então fugiram juntos, sendo essa umas das razões pelas quais a rebelião de Robert contra o trono começou. Lyanna acabou engravidando de Rhaegar e ficou escondida numa torre pela sua segurança.
Em certo momento Ned a encontrou, mas Lyanna já estava em trabalho de parto e morreu durante o nascimento de Jon. Como todos os herdeiros Targaryen estavam sendo assassinados a mando de Robert, a solução de Ned foi assumir Jon como seu filho bastardo para protegê-lo.
HERDEIRO DO TRONO
Caso essa teoria esteja certa, então Jon seria herdeiro legítimo do trono. “Ah, mas mesmo que esteja certo, ele ainda seria um bastardo”, você pode estar pensando. “Só que do príncipe Rhaegar”.
Não necessariamente. Isso porque entre os Targaryen a poligamia é aceita. Rhaegar pode ter tomado Lyanna como sua segunda esposa. Neste caso, Jon realmente seria herdeiro do trono.
Para quem não sabe, o nome original da série é “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Apenas o primeiro livro chama-se “Game of Thrones”, título que acabou sendo usado pela HBO na adaptação televisiva.
Se Jon realmente for filho de Rhaegar e Lyanna, ele terá o fogo Targaryen e o gelo Stark correndo nas veias. Ou seja, é o herói definitivo da história.
AZOR AHAI
Nos primórdios de Westeros, houve uma outra invasão dos White Walkers e um homem mitológico chamado Azor Ahai conseguiu derrotá-los com sua espada de fogo. Talvez Jon seja a reencarnação dele e fará o mesmo.
Mas sejamos honestos? Essa questão dos White Walkers é secundária em “Game of Thrones” quando se comparada ao jogo político e militar entre as famílias de Westeros.
Agora que Jon foi traído, esfaqueado, morreu e reencarnou, provavelmente vai perceber que o reino anda uma bagunça e alguém precisa arrumá-lo. Seja como Jon Stark ou Jon Targaryen ou até mesmo Jon Snow, uma hora o Iron Throne será dele, depois de resolver com a devida calma as questões de Ramsay Bolton e dos White Walkers.
PS: E DAENERYS?
Há outros dois bons governantes possíveis para Westeros. Um deles é Tyrion Lannister, mas seu perfil combina mais com o posto de Mão do Rei. Quanto a Daenerys, ela pode fazer mais por Esses, onde já está e ainda existe escravidão em ampla escala, do que em Westeros. Acho que ela vai continuar por lá para cuidar do seu verdadeiro povo.