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A Hublot criou um relógio com cápsulas de Nespresso

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Existem várias collabs improváveis no mundo da relojoaria. O encontro deste ano dos Muppets com a Oris para produzir a edição ProPilot X Kermit é um ótimo exemplo. Bem como o Rolex da Domino’s Pizza, com o logotipo da empresa de fast-food em destaque no mostrador de um Air-King, concedido aos proprietários de franquias que alcançam US$ 25.000 em vendas semanais por quatro semanas seguidas.

Agora, a fabricante suíça Hublot, conhecida pela experimentação com materiais, especialmente em caixas de safira, fez parceria com a Nespresso — sim, a marca de café. As duas equipes produziram uma edição limitada do relógio Big Bang, que usa cápsulas de alumínio reciclado e borra de café na caixa e na pulseira.

A Nespresso, também uma empresa suíça, tem um histórico de transformar suas cápsulas em outros produtos. Seu Projeto Segunda Vida, lançado em 2016, já produziu descascadores de legumes, canivetes Victorinox e canetas esferográficas Caran d’Ache ao longo dos anos. A razão para os esforços ecológicos da Nespresso é clara. As cápsulas de café podem produzir menos gases do efeito estufa do que o café filtrado, mas o lixo que elas geram ainda é um grande problema. Globalmente, as cápsulas de café representam cerca de 576.000 toneladas métricas de resíduos.

Como o Big Bang Unico Nespresso Origin da Hublot é limitado a apenas 200 peças e custa US$ 24.100 (cerca de R$ 118 mil), suspeita-se que o impacto ecológico do relógio será mínimo, mas os proprietários terão mais um motivo para se gabar.

Com 42 milímetros de diâmetro, a caixa, que é resistente à água até 100 metros, usa 28% de alumínio reciclado, que é então anodizado para obter a marcante cor verde. O fundo da caixa e o recipiente que aloja o movimento são feitos de titânio reciclado.

O relógio também vem com não uma, mas duas pulseiras feitas de material “eco”. A primeira inclui 4,1% de borra de café reciclada e 8,2% de borracha reciclada. A segunda é completamente reciclada e feita pela empresa de Taiwan SingTex, que produz um tecido chamado SCafé feito de 5% de borra de café reciclada e 95% de poliéster reciclado. De fato, aparentemente é a primeira vez que o SCafé é usado para fazer uma pulseira de relógio. Felizmente, o sistema de troca rápida com um clique da Hublot permite que você troque as duas opções de pulseira sem o uso de ferramentas.

Outra vantagem é que a colaboração foi projetada com um toque admiravelmente leve. Enquanto o verde vibrante é a cor da cápsula orgânica Master Origins Peru da Nespresso, a única outra dica visual do envolvimento da Nespresso é o logotipo “N” da marca gravado na coroa.

No entanto, apesar da sutileza, aparentemente a Hublot levou um ano inteiro de pesquisa e desenvolvimento para conseguir a correspondência de cores correta nos sete diferentes materiais que compõem o relógio: o alumínio anodizado, o verniz no mostrador, o decalque do logotipo da Hublot no vidro, a borracha da pulseira, e o tecido, forro e fita de velcro da segunda pulseira.

Ao explorar as entranhas da peça, você encontrará o cronógrafo automático HUB1280 Unico da Hublot alimentando o relógio, que tem uma reserva de energia (o tempo que você pode deixar o relógio sem usá-lo antes que pare) de 72 horas.

Finalmente, a atenção também foi dada à embalagem do relógio. O Big Bang Unico Nespresso Origin é apresentado na nova caixa Greenbox da marca, que supostamente será usada para todas as peças da Hublot daqui para frente. Criada inteiramente de carvalho — inclusive, impressionantemente, suas dobradiças — a caixa é feita principalmente de madeira maciça rastreável e projetada para ser reutilizável, pois seu interior reciclado é removível.

Fonte: Wired Magazine

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