Imagine como seria nossa vida sem fim de semana: 7 dias úteis. Me diga, quem aguentaria? Eu garanto, nem os coreanos, o povo mais trabalhador do mundo, suportaria tal estilo miserável de vida. Para quando ficariam as viagens à praia? Os jantares românticos seguidos de uma noite caliente sem a preocupação de ter que acordar as 8 horas da manhã? As tardes com a família no parque? E os momentos de ócio profundo, o que seriam deles?
Sou defensor da semana 4/3: 4 dias de fim de semana e 3 dias úteis. Ou senão, para ser justo, acrescenta-se um dia a mais no calendário semanal e faz um 4/4. Razoável, não? Então, reflitamos, se até na vida profissional nós temos momentos de folga, porque não na vida alimentar? Dê folga para a dieta de baixa caloria, cowboy. Tire um ou dois dias da semana para comer sem grandes preocupações.
Se você regula a alimentação para ingerir 1.500 kcal por dia, não faça exatamente isso. Quando o nosso organismo recebe uma quantidade reduzida de calorias regularmente, ele clama por alimentação. Então se você ingere 1.500 kcal diariamente (uma dieta normal é de 2.000 kcal por dia) é provável que chegue um momento onde você decida jogar tudo para o ar por conta do sacrifício que é manter o planejamento. É como se você trabalhasse 7 dias na semana e não tivesse tempo para descansar.
(MAIS: Como reeducar a sua alimentação em 2013)
(MAIS: Quer emagrecer? Então coma)
Isso acontece pois existe um hormônio chamado leptina que aumenta conforme o nível de gordura no organismo está alto e diminui conforme ele está baixo. Quando a leptina está presente no corpo em quantidade considerável, nosso organismo entende que não precisamos nos alimentar, que está tudo bem. Mas quando o nível da substância está baixo, o corpo entende que é necessário alimentação. Dessa forma, quando realizamos uma dieta de baixa caloria, a quantidade de leptina no nosso corpo fica reduzida – e então sentimos necessidade de nos alimentar. Agora, se elevarmos o nível calórico da nossa alimentação vez ou outra, o nível de leptina aumenta e o nosso organismo fica mais satisfeito em relação à alimentação.
Portanto, ao invés de todos os dias ingerir 1.500 kcal e manter constantemente o nível do hormônio lá embaixo, tente distribuir essas calorias na semana. Você pode, por exemplo, ingerir 1.300 kcal durante 6 dias e no sétimo 2.700 kcal, ou distribuir de maneira diferente usando dois dias para abusar de uma forma mais moderada. Assim você manterá a quantidade de calorias semanais e elevará o nível de leptina no organismo fazendo com que ele não reclame comida quando isso acontecer.
No entanto, atente-se sempre ao que você irá comer. Nos dias de folga da dieta coma mais, sim. Contudo procure ingerir sempre alimentos saudáveis e não as famosas “besteiras”. Portanto, se permita umas folgas e lembre-se: sem descanso nem os coreanos.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais