Você já ouviu falar em Warren Buffett?
Aos 88 anos, ele é o investidor mais bem-sucedido do planeta. Sua fortuna ultrapassa a cifra de 80 bilhões de dólares, o que faz dele o terceiro homem mais rico do mundo, atrás apenas de Jeff Bezos (o fundador da Amazon) e Bill Gates (criador da Microsoft).
Quer um exemplo das empresas nas quais Buffet é sócio? Apple, Coca-Cola, GM e American Express, para ficar apenas em algumas.
Um dos segredos do sucesso, segundo Buffet, é saber investir nosso tempo nas coisas certas.
Mas como distinguir as prioridades e as distrações da vida? Nem sempre a resposta é fácil. Por isso Buffett segue uma regra bem simples — batizada de 5/25 — que pode nos ajudar a encontrar esse foco. A recomendação dele é a seguinte:
➤ PASSO 1: Numa folha de papel, escreva 25 objetivos que você tem na vida;
➤ PASSO 2: Circule os 5 mais importantes e foque sua energia neles;
➤ PASSO 3: Os outros 20 coloque numa lista de coisas para não fazer.
Surpreendente o terceiro passo, não? A recomendação de Buffett não é simplesmente se dedicar aos 5 principais e deixar os outros 20 para as horas vagas. Não, senhor. O conselho dele é transformar esses 20 numa lista de atividades que devemos evitar.
A explicação de Buffett é que os itens da segunda lista são uma distração tentadora para as coisas que realmente importam para nós — ou seja, os 5 itens circulados.
Cada minuto investido numa daquelas 20 tarefas secundários é um desperdício de tempo e energia que poderiam estar sendo empregados na busca pelos verdadeiros objetivos da nossa vida. Por isso Buffet sugere evitá-los por completo.
E aí, o que você achou do conselho do Warren Buffett? Você já fez a sua lista e pretende seguir essa estratégia de priorização de tempo? Ou acha que ela é excessivamente rígida?
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais