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A Rolex e o automobilismo

As raízes desta aliança remontam ao começo do século 20, quando a Rolex foi fundada por Hans Wilsdorf, um visionário alemão com um extraordinário espírito de empreendedorismo. Num tempo dominado pelo relógio de bolso, Wilsdorf anteviu a importância de oferecer um relógio de pulso preciso a um público cada vez maior de pessoas que prezavam pela mobilidade. E, assim, ele assumiu este enorme desafio.

Em 1910, um relógio de pulso Rolex recebeu o primeiro certificado concedido a esse tipo de relógio pelo Official Watch Rating Centre de Bienne, na Suíça. E 16 anos mais tarde, em 1926, a empresa criou o Rolex Oyster, o primeiro relógio de pulso à prova d’água do mundo. Para testar sua invenção, Wilsdorf equipou a nadadora inglesa Mercedes Gleitze com um Oyster durante a travessia que ela fez do canal da Mancha. Depois de 10 horas submerso, o Oyster saiu da água em perfeitas condições. Com isso Mercedes, uma testemunha do desempenho incontestável do relógio, tornou-se a primeira embaixadora da Rolex.

A Rolex melhorou o Oyster em 1931, com a invenção e patenteamento do primeiro mecanismo que eliminava a necessidade de se dar corda nele, usando um rotor que foi chamado de Perpetual, o precursor dos sistemas usados atualmente. Com Wilsdorf no comando, a Rolex continuou a usar o mundo real como um campo de testes para o Oyster, demonstrando sua confiabilidade nas condições mais extremas em terra — nos ares, nas profundezas do oceano e no topo do Monte Everest. Por estar associada a tantas conquistas, a Rolex se tornou uma referência de precisão, robustez e confiabilidade ao redor do planeta.

Enquanto isso seus produtos evoluíam em uma busca constante pela perfeição. Como parte desta evolução, os relógios Rolex (desenhados pelos melhores nomes da indústria e fabricados com os materiais da mais alta qualidade) tornaram-se símbolos de elegância e prestígio. Desta maneira, a Rolex procurou se associar com atividades que, como ela mesma, são motivadas pela paixão, excelência e precisão. Que é o caso do automobilismo.

O piloto britânico Malcolm Campbell competiu, entre 1924 e 1935, em provas de recorde de velocidade (ele bateu nove vezes a marca) usando um Rolex Oyster no pulso, fato que chamou a atenção da empresa. Wilsdorf pediu, então, a permissão para divulgar esse fato. Campbell concordou, tornando-se assim o primeiro embaixador esportivo da Rolex.

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Naturalmente, a Rolex caminhou em direção ao mundo dos esportes a motor, formando uma aliança que remonta ao final da década de 1950, quando a marca foi parceira pela primeira vez do Daytona International Speedway. Em homenagem à grande corrida, a marca colocou o nome “Daytona” no dial de seu famoso Cosmograph Daytona. A partir de então, a presença da Rolex nas corridas automobilísticas só aumentou.

Desde 1992, a marca está no nome das Rolex 24 At Daytona, na Florida, e desde 2001 é cronometrista oficia das 24 Horas de Le Mans, a mais antiga corrida de resistência no mundo automobilístico. Por sua forte aliança com Le Mans, a Rolex orgulhosamente patrocina também o FIA World Endurance Championship, uma série internacional de eventos lançada em 2012 e que compreende oito corridas em quatro continentes.

Outros eventos patrocinados pela Rolex são o Goodwood Revival, uma corrida de carros construídos antes de 1966, e o Rolex Monterey Motorsports Reunion, nos Estados Unidos, que leva mais de 600 carros para o circuito californiano Mazda Raceway Laguna Seca, em Monterey.

Além disso, a marca apoia também eventos que celebram a beleza dos carros históricos – e não apenas sua performance. Entre eles está o Beach Concours d’Elegance, nos EUA, lançado em 1950 para exibir os mais inovadores modelos da época. Atualmente, esta prestigiada competição, que acontece anualmente em Pebble Beach, na Califórnia, reúne os mais impressionantes automóveis vintage.

A afinidade da Rolex com os esportes a motor se estende a duas figuras chaves do automobilismo: Sir Jackie Stewart, da Escócia, tricampeão da F1, e o dinamarquês Tom Kristensen, recordista de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, com oito títulos. Movida por uma paixão pela excelência e uma grande admiração pelos esportes a motor, a Rolex está comprometida a cultivar os fortes laços que unem esses dois prestigiados universos em sua busca conjunta pela perfeição.

O tricampeão de Fórmula 1 Jackie Stewart era patrocinado pela Rolex

Parceiros: Key Partners (KPMS) / Rolex Magazine / Alex Bocage de Almeida / Reprodução

Luiz Salomão
Luiz Salomão
Luiz Salomão é jornalista e infografista da revista Época.