Querendo ou não, este é um assunto polêmico. O cinema vêm tentando há muitos anos trazer filmes de qualidade adaptados do videogame. Parece uma tarefa fácil, mas que sempre o resultado fica abaixo do esperado. Como se não bastasse deixar alguns fãs frustrados com as mudanças feitas de determinado game, os filmes não conseguem manter a atenção do público em geral.
Vamos ser sinceros, os filmes de games acertam mais no quesito nostalgia do que na qualidade em si. Como não se lembrar, por exemplo, do filme “Street Fighter – A última batalha” de 1994? No elenco temos Jean Claude Van Damme interpretando – de forma bizarra – o Coronel William F. Guile. É considerado por muitos uns dos piores filmes adaptados dos videogames. Mas mesmo assim existe carinho por parte dos fãs. Selecionamos 6 filmes que são adaptações de videogames para o cinema. Sendo eles os melhores ou mais divertidos para se assistir com a galera:
Convenhamos que esse não seja o melhor filme de adaptação dos videogames, mas certamente é um marco. Pode-se dizer que foi o primeiro do gênero a ser lançado por Hollywood. “Super Mario Bros” é uma mistura de aventura com comédia que funciona bem. Mario Bros é interpretado por Bob Hoskin e Luigi por John Leguizamo. Os irmãos encontram um universo paralelo onde o rei Browser é um ditador e precisam resgatar a princesa Peach. Além da missão de impedir Browser de mesclar as dimensões se tornando ditador dos dois mundos. Mesmo sendo um tanto quanto diferente do jogo, e proposta é no mínimo divertida e dá pra dar boas risadas.
Conhecido como o jogo mais sangrento dos anos 90, logo deram um jeito de adaptar a história do videogame para o cinema. Em 1995, “Mortal Kombat” chegou apresentando uma história simples, mas que fazia todo sentido. Temos um grupo de lutadores humanos – Liu Kang, Sonya Blade e Johnny Cage – sendo recrutados para participar de um torneio de artes marciais tendo que lutar contra criaturas de outros mundos. E adivinha o que está em jogo? Caso nossos lutadores percam, a Terra será invadida. Uma boa adaptação que trouxe o espírito do jogo. Mesmo não tendo a famosa carga de sangue que temos no videogame, trouxe de maneira satisfatória as lutas e a famosa trilha sonora. Foi um sucesso estrondoso na época. Depois de dois anos, veio a continuação: “Mortal Kombat – A Aniquilação”, que preferimos nem comentar sobre este desastre cinematográfico, rs.
A primeira adaptação do videogame “Resident Evil” chegou aos cinemas em 2002 e se tornou um fenômeno mundial. Tamanho sucesso lhe rendeu mais cinco continuações, mesmo que no meio do caminho foi perdendo a verdadeira essência do game. Falando sobre a primeira adaptação, é a que mais seguiu fielmente a obra original. Alice e Raim Ocampo tem a missão de destruir o laboratório operado pela corporação Umbrella. Um vírus foi espalhado, matando seu criador e ressurgindo como uma criatura demoníaca que tem fome incontrolável. Ao morder suas vítimas, elas são transformadas em zumbis. Restando para Alice a missão de salvar a Terra de uma invasão do vírus zumbi, tendo somente três horas para isso. É notável como este primeiro filme trouxe uma história cheia de mistérios e um toque de suspense, mescladas à violência gráfica. Tudo o que os fãs do game gostam.
Sim, mais uma adaptação dos games que tem como atmosfera o terror. O filme “Silent Hill” trouxe o terror psicológico de forma magistral, assim como é presente no videogame. Somos apresentados a Rose, uma mulher atormentada pela vida, já que sua filha está morrendo de uma doença fatal. Rose decide levar a filha para uma cidade que sempre menciona em seus sonhos quando está sonâmbula. Ela atravessa um portal que leva á cidade deserta de Silent Hill. Chegando lá, sua filha desaparece e Rose descobre que a cidade na verdade é habitada por criaturas demoníacas. Ao lado do policial Thomas, eles enfrentarão a neblina e a escuridão presentes na cidade para achar a filha de Rose com vida. Igualmente ao jogo, a adaptação conta com uma atmosfera sombria e tensa do começo ao fim, deixando o público aflito.
Ok, não é necessariamente uma adaptação de um videogame, mas a animação que a Disney nos apresentou em 2012 precisa estar nesta lista. A história criada pelo próprio estúdio trouxe de forma divertida a animação “Detona Ralph”. Tendo como personagem principal Ralph, o vilão do popular jogo de fliperama Conserta Félix Jr. O game funciona de forma simples. Ralph quebra tudo, enquanto o herói Conserta Félix Jr constrói tudo de volta com seu martelo mágico. Ralph não acha ruim de seu trabalho, ele só gostaria de receber mais atenção, pois sem ele o jogo não existiria. É sempre tratado pelos cidadãos do jogo com desprezo. Com isso, Ralph acha que se conseguir uma medalha, ele terá algum valor para seus amigos e será reconhecido. Tudo dá errado e Ralph viaja por vários games, transportando o público para uma jornada cheia de referências e nostalgia.
Em 1996 surgiu o game de aventura que foi sucesso no mundo todo: Tomb Raider. Apresentando a arqueóloga Lara Croft como protagonista, sendo a sobrevivente de um avião que caiu na floresta. O jogo foi reconhecido pelo Guiness Book em 2010 como a “heroína de jogos de maior sucesso”. Devido ao êxito do game, tivemos dois filmes (em 2001 e 2003) que tinham Angelina Jolie sendo Lara Croft. Em 2018 foi lançado um reboot, trazendo desta vez a atriz Alicia Vikander na pele de Lara Croft. Aos 21 anos, ela se recusa a assumir a companhia global do pai, que está desaparecido a mais de sete anos. Com o desejo de desvendar o tal sumiço, ela larga tudo e inicia a busca em uma ilha japonesa cheia de mistérios. Possui um roteiro longo, mas apresenta cenas de ação que lembram muito o game.
Como mencionamos, as adaptações dos videogames para a telona sempre ficam com um resultado abaixo do esperado. Mas sabemos do carinho especial por parte dos fãs amantes deste gênero. Por isso, listamos 10 filmes que podem não ter uma boa nota no IMDb (por exemplo, onde a nota vai de 00 a 10) mas que são famosos e merecem uma atenção. Agora se vale a pena assistir, isso deixamos para vocês nos dizer, rs.
Double Dragon (1994). Nota 3.7
Lara Croft – Tomb Rider (2001). Nota 5.8
Doom – A porta do inferno (2005). Nota 5.2
Hitman – Assassino 47 (2007). Nota 6.3
Max Payne (2008). Nota 5.4
Príncipe da Pérsia – As areias do tempo (2010). Nota 6.6
Tekken (2010). Nota 4.8
Need for speed – O filme (2014). Nota 6.5
Warcraft – O primeiro encontro de dois mundos (2016). Nota 6.8
Assassin’s Creed (2016). Nota 5.7
Mesmo Hollywood mostrando pouca experiência em adaptar jogos para o cinema, é um gênero que ainda se insiste bastante. Prova disso, são alguns projetos que estão a todo vapor e serão lançados em breve. Por exemplo, “The Witcher”,série estrelada pelo ator Henry Cavill que será lançada ainda este ano na Netflix. Um grupo de jovens com habilidades peculiares que encaram a missão de combater as criaturas mais perigosas do planeta. Sem contar, do novo projeto da Warner Bros Pictures em reviver “Mortal Kombat” nas telonas. Está previsto para estrear em março de 2021. Têm como produtor James Wan (que fez Invocação do Mal), prometendo muito sangue e lutas coreografadas para fazer a alegria dos fãs do game.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais