Ama vinho? Então vai ficar louco com a “Cidade do Vinho”

Compartilhe

Amantes do vinho, arrepiem-se, pois está inaugurado o maior museu temático da bebida no mundo. Já tem destino certo no primeiro lugar da sua lista de viagens? Então, se não for Bordeaux, tenha certeza de que essa lista mudará depois desse texto.

A cidade francesa, que é considerada a capital do vinho no país, é a casa do La Cité du Vin, que nem me obriga a ir ao Google Tradutor para saber que significa “A Cidade do Vinho” em francês. O empreendimento abriu as portas dia 31 de maio.

Esse é tipo um parque temático da bebida. Sim, elevamos o estabelecimento de “museu”, que muitas vezes remete a algo monótono, para “parque de diversão”, que, como o próprio nome diz, é divertido.

Prestem atenção nos números, antes de qualquer coisa: 81 milhões de euros gastos na obra (cerca de R$ 325 milhões); 7 anos de projeto; 13 mil metros quadrados; 10 andares; 55 metros de altura; 20 áreas temáticas; expectativa de 450 mil visitantes por ano; mais de 800 rótulos na loja local.

No espaço haverá tudo sobre vinho, obviamente. História, geologia, depoimentos de produtores da bebida, imagens, arte, vídeo, exposições sensoriais, shows, lojas, workshops… cara, tudo! Por ali a história da bebida é totalmente resgatada desde seu início, há 8 mil anos.

O design do prédio é simplesmente um espetáculo. E não pense que não há motivos para ele ter sido desenvolvido com esse formato. Os arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières explicam: “A arquitetura do prédio foi inspirada no efeito do vinho quando está sendo girado dentro de uma taça”. E o visual dá mesmo essa impressão

Cerca de 900 painéis reflexivos foram colocados no acabamento do edifício, além de 2500 estruturas de alumínio douradas para dar esse efeito fantasioso que observamos.

Não é demais?

Os ingressos custam 20 euros (quase R$ 90) e incluem um guia com 8 idiomas diferentes além de uma taça de vinho para ser degustada no 8º andar, com visão panorâmica da cidade.

 

Thiago Sievers

Co-fundador do El Hombre, é responsável pelo canal do YouTube e pelas parcerias comerciais. Vem trabalhar todo dia de bicicleta e tem um condicionamento de atleta olímpico. É editor também do "Moda Masculina Journal".

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais