O texto de hoje é de grande utilidade para a nossa vida. É aquele tipo de lição que todo pai deveria ensinar aos filhos – e que os professores deveriam lecionar na escola. Como lembrar o nome das pessoas?
Quem aí nunca ficou constrangido ao esquecer o nome de alguém? Claro, sempre é possível apelar para o velho truque: “E aí, meu querido, como você tá?” Mas não adiante. O “querido” sabe que não é “querido”. Se fosse, você lembrava o nome dele.
A esperança nesses momentos é que o “querido” também não lembre o seu nome. Se a resposta vem “Tô bem, irmão! E contigo, tudo cima?” aí temos aquele alívio glorioso, como se alguém retirasse um tijolo de cima do nosso peito. “Escapei…” Você não lembra o nome dele, ele não lembra o seu – e vamos seguir em frente com a vida, porque hoje escapamos do vexame e o sol vai nascer mais radiante amanhã.
Mas quando a resposta vem “Tudo ótimo, Pedrão! E com você?”, aí é como um tiro à queima-roupa. Não tem escape. A sua falta de consideração adquire uma evidência total e absoluta. Dá vontade de se esconder dentro de uma caixa de sapato e ficar lá até o “querido” mudar de país, para você nunca mais correr o risco de cruzá-lo novamente nesta encarnação.
Apesar do embaraço, isso acontece na vida de todo mundo. É como um batizado de fogo passar por essa situação. Às vezes esquecemos o nome de alguém 2 minutos depois de perguntar: “Oi, tudo bem? Como você se chama?”
“Eu sou a Laura, prazer!” Aí, num piscar de olhos, você já está vasculhando os cantos mais inóspitos da sua memória para tentar lembrar se ela chamava “Julia” ou “Clara”. Calma, não era “Amanda”, não?
Estudos já investigaram o motivo disso acontecer. Mas, honestamente, não é preciso ser nenhum cientista para chegar à resposta. É simplesmente falta de interesse nosso. Você ouve o nome da pessoa com a cabeça voando… E aí obviamente esquece no mesmo instante.
Mas existem alguns truques que, se você aprender, vão poupá-lo de passar por esta situação vergonhosa de novo. É coisa simples. Confira abaixo como lembrar o nome das pessoas sempre:
Provavelmente, você nunca mais esquecerá o nome de alguém ao usar essas técnicas. E todo mundo que encontrá-lo vai pensar: “Poxa, esse cara é sangue bom. Não é que lembra de mim mesmo?”
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais