Saiu hoje a notícia de que São Paulo terá o seu dia mais gelado em 10 anos nesta semana; e outra matéria diz que o sul do Brasil será a região mais fria do planeta nos próximos dias, com exceção dos polos. Conclusão? É hora de falar sobre o trench coat. Desenvolvido a princípio como uma alternativa para as pesadas fardas de sarja dos soldados britânicos e franceses da Primeira Guerra Mundial, com o tempo ele deixou o ambiente militar para tornar-se um traje formal, sendo imortalizado por Humphrey Bogart em Casablanca, de 1942.
Hoje comum no vestuário de homens de negócios, o trench coat protege tanto da chuva (seu tecido normalmente é impermeável) quando do frio, com a sua constituição robusta. As cores mais tradicionais dele são o preto, o bege e o azul marinho. É possível encontrá-lo, porém, também em outras variações de cores e estampas atualmente.
Por mais que o trench coat tenha se popularizado ao redor do mundo, seu uso ainda requer certos cuidados. Como já dissemos anteriormente, ele está tradicionalmente associado ao ambiente formal — as pessoas costumam combiná-lo com terno, gravata e sapato. Nada impede, no entanto, de você vesti-lo com um figurino mais leve como jeans, camiseta e bota. Só é preciso cuidado para que ele não fique muito fora de contexto. Segue abaixo algumas referências de como usá-lo. E, claro, você pode sempre apostar no estilo de Bogart acima.