Moda masculina

Armário capsula masculino: Guia de como montar o seu

Compartilhe

Você sabe o que é armário capsula? Já reparou como temos muitas peças no nosso guarda-roupas, mas usamos basicamente as mesmas? Às vezes, não nos damos conta disso logo de cara, porém, bastar dar uma olhada com mais cautela para perceber que seu armário tem mais peças do que você realmente precisa.

O armário capsula tem um conceito de que não precisamos mais do que 30 á 40 peças de roupas para usar em todas as ocasiões da nossa vida.  O que pode ser excelente, levando em conta com que você gaste menos tempo e dinheiro e ainda se mantenha bem vestido o tempo todos.

Para ter um armário funcional as peças precisam combinar entre si. Ou seja, com essas mesmas 40 peças você precisa montar diferentes looks para trabalho, lazer, ocasiões especiais e outras situações que se encaixem na sua rotina.
Para que você possa montar e usar um armário capsula em toda sua capacidade é necessário um pouco de planejamento e autoconhecimento.

Fizemos abaixo uma lista com cada etapa do processo para te ajudar iniciar um armário capsula correto.

1# Limpeza e triagem

Essa é a primeira e mais importante etapa para iniciar um armário inteligente. Ela irá te ajudar a entender um pouco mais sobre seu estilo pessoal e o tipo de peça que você fica ou se sente bem.

Retire todas as suas roupas e acessórios do guarda roupas. Coloque-as sobre a cama e analise cada peça com muito cuidado separando-as em 5 pilhas:

  • Roupas que amo: coloque nela todas as peças que você se sente realmente bem. Aquelas peças que você usa com maior frequência e sem pensar muito, porque sabe que ficará bem vestido. Vale pensar se ela se encaixa com o seu eu do futuro. Você se vê com essa peça depois da sua transformação? Se sim, ela fica aqui, se não, pode ir para as próximas pilhas.
  • Roupas com defeito: Leve em um alfaiate ou costureira tudo que precisa de consertos: peça sem botão, fio puxado, barra esgarçada, roupas largas ou compridas demais. Não adianta ficar com uma calça que você gosta mais que está muito comprida. Ela ficará parada e fará falta no rodízio de looks.
  • Roupas para doações: aqui irá tudo o que você não usa, não gosta ou não serve mais para você. Isso inclui presentes, peças novas que você nunca usou e peças gastas que não tem mais conserto. Para facilitar, observe quando foi a última vez que a usou, se fizer mais de um ano, é sinal de que você não usará mais essa peça.
  • Lixo: nessa pilha entra tudo o que estiver realmente estragado e que impossibilite o uso. Vale lembrar que roupas e acessórios podem ser reciclados, então já deixe separado.
  • Roupas sazonais: das peças que sobrarem, guarde o que não é da estação no maleiro. Por exemplo, você não usa casacos pesados no verão, o mesmo vale para as roupas de praia no inverno. Repense a necessidade de roupas como um terno para casamentos.

Suas gavetas e araras devem conter somente o que você irá usar pelo próximos meses e é necessário que esteja organizado. Fizemos um vídeo falando como organizar e dobrar suas roupas. Isso elimina as distrações e favorece na hora de pegar a roupa correta economizando tempo.

2# Estilo de vida

Nesse estágio, você vai analisar e identificar seu estilo de vida. Pense no seu trabalho, os locais que você costuma frequentar e o tipo de roupa que você se sente mais confiante.

O trabalho representa 70% do seu tempo, então, você terá que investir mais em roupas para trabalhar do que em roupas para lazer.
Se você é advogado, terá que usar terno e gravata 5 dias da semana. Claramente, você precisa de mais looks sociais do que casuais. Camisas, opções de ternos, gravatas e acessórios.

Se você trabalha com looks mais informais, seus looks podem transitar por vários ambientes e ocasiões. Não será necessário investir em mais que um terno. Cogite a possibilidade de apenas alugar um quando necessário. A vantagem é que você não corre o risco de usar um terno obsoleto e ainda pode variar de modelo e cor de evento em evento, gastando pouco.

Para pessoas que trabalham uniformizadas a tarefa é bem simples. Você precisará de poucas roupas, já que as usará nos momentos de lazer e folga. Nesse caso, você pode investir em acessórios para complementar o uniforme. O mesmo vale para quem usa uniforme de escola.

3# Planejamento

Nesse momento, você já conhece um pouco mais sobre si mesmo. Então é hora de soltar sua criatividadetestar as possibilidades dentro do seu  armário capsula.

Com o que ficou no seu guarda-roupas, faça todas as combinações possíveis, montando looks reais para você, ou seja, aqueles que tem a ver com seu estilo pessoal. Se estiver com dificuldades, se inspire em artistas e personagens que você admira pelo estilo. 

Para ficar mais claro daremos um exemplo.  Com 12 peças (3 calças, 4 camisetas, 2 camisas e 3 calçados) você consegue ter 54 looks diferentes. O ideal é que todas essas possibilidades fiquem viáveis de uso. Mas, você pode descartar algumas combinações que não ficaram tão boas assim.

Talvez você perceba que está faltando alguns itens ou que algumas peças não combinam entre si. Por ser a primeira vez que você pensa seu armário dessa forma, é quase certo que isso aconteça. Afinal, você nunca comprou suas roupas com o objetivo de serem intercambiáveis.

Leve em conta a periodicidade em que lava suas roupas, para que tenha a quantidade de looks suficiente para usar no intervalo entre as lavadas.

4# Vá as compras

Na hora de comprar, seja consciente e entenda que o que vale aqui é a qualidade e a necessidade. Escolha o complemento para o que você já tem e gosta, não precisa começar do zero. Opte por peças complementares, com cores mais neutras como o preto, branco, azul marinho, cinza e o estilo clássico ou básico,  ou seja, peças que criam mais possibilidades de combinação.

Peças mais ousadas ou extravagantes também deve ser consideradas. Elas modernizam seu visual e quebram a monotonia. É fundamental que você tenha algumas delas no seu guarda-roupas.
Aqui você pode escolher cores da estação, cores vibrantes, estampas e modelagens diferentes. Não perca o foco e tenha consciência de que essas peças devem ser em menor quantidade para não reduzir suas possibilidades de look. Então compre-as com moderação.

5# Manutenção

Para o armário capsula ser eficiente, será necessário fazer uma manutenção de tempos em tempos. Pode ser na mudança da estação, quando você for trocar as roupas que ficam separadas. Faça todo o passo-a-passo novamente.  Para rever o que não é mais necessário e tirar aquelas peças que acabaram ficando paradas.

A repetição do processo também é aprendizado. Com o tempo você irá perceber que organizar seu armário ficará mais simples e você terá um guarda-roupas mais eficiente e alinhado com seu estilo.

Bárbara Nicésio

Estilista de formação, El Hombre por opção e defensora da natureza por missão. Mãe dedicada da Panqueca, do Capanga e da Chiquinha, Bárbara é responsável pela administração do El Hombre. Atuando também em projetos especiais no Moda Masculina.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais