No mês passado, tivemos o lançamento de mais um serviço de streaming por assinatura pertencente à The Walt Disney Company: o Star+. Muitas séries presentes em outros serviços não se encontravam disponíveis aqui no Brasil, com Arquivo X (ou “The X-Files”) sendo encontrada apenas no Prime Video. Agora é possível assistir a todos os 218 episódios e 11 temporadas da clássica série de policial de ficção-científica no Star+.
Inspirada por clássicos como Twilight Zone, Tales from the Darkside e Twin Peaks, vemos na série os agentes do FBI Fox William Mulder e Dana Katherine Scully investigando crimes não-solucionados de aspecto paranormal, que são rotulados de “arquivos x” (em inglês, o “X” representa algo que é considerado misterioso ou enigmático). Enquanto Mulder quase sempre crê fortemente no paranormal, sua parceira Scully foi designada ao Arquivo X com o objetivo de acompanhar as investigações, mas desacreditar o paranormal, fazendo um contraponto científico às teorias de Mulder.
Separamos a você, caro leitor, um apanhado com 10 dos melhores episódios standalone (isto é, dos muitos em que não é necessário acompanhar a mitologia alienígena da série para entender cada um) e em ordem cronológica de temporada.
Ice
- Temporada 1 – Episódio 8
- Nota no IMDb: 8.8
Um dos primeiros episódios de Arquivo X é também um dos seus melhores. Com um enredo inspirado no remake de The Thing, de John Carpenter, Mulder e Scully são enviados a investigar uma base no Alasca, após receberem uma estranha mensagem de vídeo, com um dos cientistas da base dizendo “não somos o que somos”. Acompanhados de um piloto e mais três outros pesquisadores, todos acabam sendo tomados por uma atmosfera de medo e de extrema paranoia.
Beyond the Sea
- Temporada 1 – Episódio 13
- Nota no IMDb: 8.7
Poucas horas após receber a notícia da morte do pai, Scully tem o estado mental duramente abalado durante a investigação de um arquivo X. No processo, a dupla conhece um serial killer chamado Luther Lee Boggs (Brad Dourif). Embora Mulder descarte a paranormalidade do indivíduo, Luther dá visões a respeito do pai de Scully, mexendo profundamente com a sanidade da sua parceira no processo.
Humbug
- Temporada 2 – Episódio 20
- Nota no IMDb: 8.7
“Humbug” destaca-se não apenas por ser o primeiro episódio com elementos cômicos na série, mas por ser um dos melhores. No enredo, os agentes investigam o assassinato de um ator em uma pequena cidade circense, localizada na Florida. Após se hospedarem em um local no lugar, os agentes se deparam com inúmeras figuras excêntricas que ajudam a colaborar diretamente (ou indiretamente) com o caso.
Clyde Bruckman’s Final Repose
- Temporada 3 – Episódio 4
- Nota no IMDb: 9.3
Amplamente considerado como o melhor episódio de Arquivo X de todos os tempos, “Clyde Bruckman’s Final Repose” introduz Clyde Bruckman, um senhor capaz de prever como as pessoas vão morrer. No episódio, os agentes investigam a morte de uma série de pseudo-videntes, pedindo a ajuda do próprio Clyde em determinado momento.
Das muitas cenas célebres do episódio, temos os curiosos momentos em que Clyde “descreve como” Mulder e Scully vão morrer.
Pusher
- Temporada 3 – Episódio 17
- Nota no IMDb: 8.6
A terceira temporada de Arquivo X talvez tenha os episódios mais célebres, tanto os mitológicos como os standalone. Desses, destaca-se “Pusher”, que futuramente receberia uma segunda parte. Na narrativa, um criminoso capaz de instigar pessoas a fazerem o que deseja vê em Mulder um rival em potencial. A trama segue de tensa para dramática nos minutos finais, com destaque para o ator convidado Robert Wisden, que interpreta Robert P. Modell – o antagonista do episódio.
Home
- Temporada 4 – Episódio 2
- Nota no IMDb: 9.0
“Home” merece grande destaque nesta lista, já que só foi ao ar uma única vez em 1996 e, até hoje, só pode ser encontrado em DVDs/Blu-Ray ou em serviços de streaming. O motivo? Os diversos temas pra lá de grotescos, fortes e violentos, sendo até agora o único episódio que ganhou a classificação indicativa de 18 anos.
Aqui, os agentes vão para uma pequena cidade que não é conhecida por crimes violentos. Quando solicitados a investigar um corpo encontrado enterrado no local, recebem um bebê, dando início a uma ampla investigação.
“Home” embora seja um dos melhores episódios, não é um episódio indicado para todos, já que até os próprios integrantes da equipe de The X-Files ficaram chocados com o script em sua época.
Paper Hearts
Temporada 4 – Episódio 3
Nota no IMDb: 8.9
Após acordar de um sonho em que uma pequena luz vermelha o leva para o corpo de uma jovem garota, Mulder então vai ao local visto em seus sonhos, encontrando o corpo de uma menina. Isso leva os agentes a questionar e investigar um serial killer, John Lee Roche (interpretado por Tom Noonan), que tem como modus operandi cortar pequenos fragmentos da roupa de suas vítimas em um formato de coração. A situação fica mais emocional quando Mulder começa a acreditar que este seria responsável pelo desaparecimento de sua irmã, da qual Mulder presenciou anos antes.
Monday
- Temporada 6 – Episódio 14
- Nota no IMDb: 8.9
Em um dos meus episódios favoritos, “Monday” coloca Mulder, Scully e todos os envolvidos em uma espécie de time-loop, da qual se passa em um banco, em uma segunda-feira (dando nome ao episódio). Mulder começa a fazer associação após os inúmeros ‘mesmos dias’ vividos, em busca da variável que os liberte do lapso. Com um plot-twist surpreendente no seu final, é facilmente um dos melhores episódios não só da série, mas da ficção-científica como um todo.
Arcadia
- Temporada 6 – Episódio 15
- Nota no IMDb: 8.6
Em “Arcadia”, os agentes são mandados em disfarce para investigar uma série de assassinatos em uma pequena comunidade fictícia, baseada na Califórnia. Conforme o episódio se desenvolve, os agentes descobrem que estão lidando com uma criatura originária do Tibete. Com algumas piadas e um toque de humor sutil, é facilmente um dos melhores episódios para se assistir em uma noite.
Field Trip
- Temporada 6 – Episódio 21
- Nota no IMDb: 8.7
Enquanto em muitos episódios temos antagonistas invisíveis, monstros, aliens ou qualquer outro ser que é tangível de alguma forma, o antagonista de “Field Trip” é o mais orgânico, mas menos óbvio até o fim do episódio.
Aqui, Mulder e Scully investigam a ossada de um casal e entram em contato com uma estranha substância amarelada. Após o desaparecimento dos dois agentes, uma grande investigação é lançada em busca de Mulder e Scully – revelando, assim, o que está acontecendo com a dupla.
Menções honrosas/outros que merecem ser assistidos
- Squeeze – Temporada 1/Episódio 2
- Blood – Temporada 1/Episódio 3
- Wetwired – Temporada 3/Episódio 23
- Unruhe – Temporada 4/Episódio 4
- Detour – Temporada 5/Episódio 4
- Drive – Temporada 6/Episódio 2
- Brand X – Temporada 7/Episódio 18
- Je Souhaite – Temporada 7/Episódio 21
- Redrum – Temporada 8/Episódio 6
- John Doe – Temporada 9/Episódio 7
- Founder’s Mutation – Temporada 10/Episódio 2
- Plus One – Temporada 11/Episódio 3
Leituras Recomendadas:
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:
- 6 séries de ficção científica para quem gostou de “Westworld”
- 5 séries baseadas em fatos reais para quem gostou de “Chernobyl”
- 5 séries de ficção pós-apocalíptica para quem gostou de “Sweet Tooth”
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal