InícioLifestyleViagemArraial do Cabo, o paraíso dos mergulhadores

Arraial do Cabo, o paraíso dos mergulhadores

Arraial do Cabo, uma cidade que até 1985 foi distrito de Cabo Frio, Rio de Janeiro, concentra em suas delimitações mais de 30 dos principais pontos propícios para a prática de mergulho. Devido a isso, recebeu o apelido de “Caribe brasileiro”. Suas praias de areia fina e águas cristalinas também contribuem para a boa reputação da região.

Arraial do Cabo encontra-se a 140 km da capital Rio de Janeiro, na “Região dos Lagos” fluminense, e quem se arrisca a conhecê-la encontra paisagens exuberantes tanto dentro como fora d’água. A vegetação de restinga, lagoas e dunas são o complemento para o que se encontra submerso.

No mar, onde a temperatura da água não é lá das mais quentes, não é difícil encontrar tartarugas marinhas, arraias ou moreias, além, é claro, de cardumes de peixes. Se der sorte, você pode esbarrar até mesmo com pinguins ou golfinhos.

É um ótimo local, também, para quem procura por naufrágios. Por lá, o naufrágio mais antigo é o “Dona Paula”, fragata brasileira que afundou enquanto perseguia um navio corsário inglês, em 1827.

Mas para quem ficou com vontade, é bom lembrar que para poder mergulhar é preciso ter certificação obtida por meio de um curso de mergulho.

Já deu para ver que Arraial do Cabo é destino essencial quando se fala em mergulho, certo? Confira aqui, então, uma seleção especial com alguns dos melhores locais para se mergulhar na região:

1# Ilha dos Porcos

Em sua região mais interior alcança 15 metros de profundidade e possui grande incidência de gorgônias (um tipo de coral), formando uma floresta subaquática. Já na região sul da ilha, os passeios são para os mergulhadores avançados, já que abrangem locais de profundidade bem maiores. Ótima oportunidade para visualizar peixes de passagem. O local oferece águas tranquilas e vida marinha exuberante. É uma boa opção tanto para iniciantes como para quem já tem experiência.

Profundidade: Até 40 metros

Certificação Mínima: Open Water Diver (básico) ou Advanced Open Water Diver (avançado) a depender do ponto de mergulho.

2# Gruta Azul

A gruta azul pode ser visitada em passeios de barco, já que sua entrada à superfície permite o acesso de algumas embarcações. Mas a maior atração encontra-se, mesmo, lá embaixo, onde, devido à passagem da luz, nota-se um fenômeno azulado na água, daí o nome do local. A aproximadamente 16 metros de profundidade há um túnel horizontal que termina em uma “chaminé” que atinge a superfície.

Profundidade: 20 metros

Certificação Mínima: Advanced Open Water Diver (avançado)

3# Thetis

Localizado no Saco dos Ingleses, Thetis era um navio coletor de impostos inglês que afundou ao colidir-se com a Ilha de Cabo Frio, no ano de 1830. Detalhe: junto com a embarcação, havia, além de funcionários do fisco inglês, 810 mil libras esterlinas em barras de ouro e prata, uma tremenda fortuna na época. Depois de uma operação de resgate da carga, cerca de 750 mil libras retornaram à Inglaterra. Hoje, o que se vê é um belo recife artificial que acabou se formando na estrutura do navio.

Profundidade: 12 a 25 metros

Certificação mínima: Open Water Diver (básico)

4# Dona Paula

Como dito mais acima no texto, Dona Paula é a fragata brasileira que afundou enquanto perseguia um navio corsário inglês, em 1827. Está localizada entre o Morro do Atalaia e a Ilha dos Franceses e contém, ainda intactos, alguns objetos daquilo que um dia foi o navio de guerra da Marinha do Brasil.

Profundidade: 5 a 15 metros

Certificação mínima: Open Water Diver (básico)

5# Saco do Cherne

É uma área em forma de ferradura e, por isso, abrigada dos ventos S e SW. Apesar de ser um mergulho relativamente raso, pode-se avistar um fundo coberto por hidrocorais. As águas por ali são quentes e calmas e não é difícil encontrar barracudas nadando na superfície.

Profundidade: 6 a 10 metros

Certificação mínima: Open Water Diver (básico)

6# Anequim

Na enseada do Anequim, arraias-viola e florestas de gorgônias, além de diversos peixes, são as maiores atrações do local. Pode-se, ainda, avistar alguns destroços do Wizard, um naufrágio de 1839, mas nada muito significativo.

Profundidade: 10 a 15 metros

Certificação mínima: Open Water Diver (básico)

Guilherme Carvalho
Guilherme Carvalho
Guilherme é um jovem escritor com anos de experiência na produção de conteúdo para web.