Vivemos num mundo que exalta o trabalho em equipe, o esforço coletivo, a sinergia, a habilidade interpessoal e a solidariedade. Entretanto, se fizermos uma rápida reflexão, perceberemos que nem sempre estaremos dividindo espaço com outras pessoas numa mesma atividade ou projeto.
Há vários momentos em que trabalhamos sozinhos – no escritório, na rua ou mesmo em casa. Longe de ser um problema, produzir de forma solitária traz vários benefícios:
1# Autonomia para criar o seu ambiente
Quem gostar de trabalhar ao som de música ficará livre para escolher a trilha sonora, assim como aqueles que preferem o silêncio também o terão. Temperatura, luminosidade e outros detalhes estarão totalmente sob o controle de quem trabalha de forma individualizada.
2# Adeus competição e conflitos
A tendência natural é que não haja estresse decorrente de ter que conviver com as diferenças individuais, pois ninguém vai querer medir forças ou lhe desafiar.
3# Foco
Você estará menos propenso a desviar a atenção das prioridades, pois não haverá outras pessoas com quem conversar.
4# Ritmo
Você também ditará o andamento do trabalho. Dependendo do prazo que tenha sido estabelecido, haverá a liberdade de desacelerar ou intensificar a velocidade de execução.
5# Reflexão
Trabalhar solitariamente abrirá um precioso espaço para você pensar, analisar, refletir, comparar, e criar baseado em suas percepções. Grandes ideias podem surgir em momentos nos quais somos os únicos ocupantes da sala.
Ficar só não é, necessariamente, um problema. Pode ser uma grande alternativa de produtividade para atividades que requeiram atenção concentrada e esforço de um único cérebro para agir com grande dose de independência.
Convém destacarmos que não se trata de uma apologia ao isolamento do convívio com outras pessoas. A necessidade de socialização pode ser bem suprida em intervalos periódicos e em momentos que antecedem ou sucedem o trabalho.
Sabendo se organizar bem para trabalhar em equipe, haverá tempo suficiente para suprir todas as necessidades – técnicas e interpessoais.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais