As 11 melhores bandas fictícias do cinema e da TV

Compartilhe

Há muitos filmes que geram confusão pela trilha sonora– será que gostamos deles por conta da música ou gostamos da música por conta deles? A verdade é que os dois caminham juntos, sendo a razão tanto para quando triunfam quanto para quando fracassam. Os dois se complementam tão bem que há inúmeros filmes que usam música como seu tema, principalmente em biografias de grupos ou artistas que marcaram a história.

Mas são as produções que criam seus próprios grupos que conseguem muitas vezes um sucesso maior do que as que representam bandas ou artistas reais – não há quem assista a Quase Famosos, por exemplo, e não procure a discografia de Stillwater depois. É como agradecimento a esses grandes filmes e séries que selecionamos as 9 melhores bandas fictícias criadas no cinema e na TV.

11# Drive Shaft

Série: Lost

Hit: You All Everybody

Por que entrou na lista: Na tentativa de conseguir mais audiência para o El Hombre, colocamos em 9o lugar o grupo formado pelo drogadito de Lost, na expectativa de que os fãs da série que gastaram temporadas e mais temporadas para descobrir que todo mundo já estava morto deem seus likes. Obrigado, queridos seguidores.

10# School of Rock

Filme: Escola do Rock

Hit: It’s a Long Way to The Top (AC/DC)

Por que entrou na lista: Tentando agradar diferentes públicos, Escola do Rock junta rock com crianças, tendo o maluco e careteiro Jack Black como seu mentor – e, por alguma razão igualmente louca, funcionou.

9# Wyld Stallyns

Filme: A fantástica aventura de Bill e Ted

Hit: God Gave Rock & Roll To You (Argent)

Por que entrou na lista: Os maconheiros sempre fazem sucesso no cinema – por mais que sua mãe ache isso errado. E é por isso que Wyld Stallyns, banda de Bill e Ted (papeis que nasceram para ser de Keanu Reeves ou do Príncipe Harry) faz parte de nossa lista.

8#  Sex Bob-Omb

Filme: Scott Pilgrim Contra o Mundo

Hit: Garbage Truck

Por que entrou na lista: Nós achamos um absurdo Scott Pilgrim não ser reconhecido como um clássico ainda, com uma linguagem que mistura games e história em quadrinhos, aliada a um humor nerd e esperto. Mentira, só eu acho isso por aqui. Na verdade, se nosso editor-chefe não cortar Scott Pilgrim da lista, já me darei por satisfeito.

7# Marvin Berry and the Starlighters

Filme: De Volta para o Futuro

Hit: Johnny B. Goode (Chuck Berry)

Por que entrou na lista: Além de ser uma das melhores trilogias da história, De Volta Para o Futuro consegue brincar com fatos históricos na sua viagem no tempo – e mostra quem realmente ensinou Chuck Berry a tocar.

6# Steel Dragon

Filme: Rock Star

Hit: We All Die Young  (Michael Matijevic)

Por que entrou na lista: A banda pode ser fictícia, mas os integrantes não – e nem um pouco. O Steel Dragon contou com alguns músicos profissionais: o baixista Jeff Pilson (Dolken), o guitarrista Zakk Wylde (Black Label Society e Ozzy Osbourne) e o baterista Jason Bohan (filho de John Bohan). Além disso, os cantores Michael Matijevic e Jeff Scott Soto emprestam suas vozes para o ator Mark Wahlberg. No final do filme ainda há a participação do vocalista do Alter Bridge, Myles Kennedy.

5# Sonic Death Monkey

Filme: Alta Fidelidade

Hit: Let’s Get it On (Marvin Gaye)

Por que entrou na lista: No que também pode ser intitulado em nossa lista como Jack Black – O Retorno, temos Sonic Death Monkey (que, caso fizéssemos uma lista dos melhores nomes de bandas fictícias, facilmente lideraria). Black é um grande fã de rock, num dos mais belos filmes que mostram como a música pode fazer parte dos momentos mais íntimos de nossas vidas – e, apesar do estilo roqueiro de JB, o grupo faz um ótimo cover de Let’s Get It On. Como diria Mike Tyson: “Nice!”.

4# The Commitments

Filme: The Commitments

Hit: Muatang Sally (Mack Rice)

Por que entrou na lista: Porque vendeu mais de 15 milhões de cópias – no mundo real – é uma boa razão? Se eu deixasse a banda irlandesa de soul formada somente por integrantes brancos de Jimmy Rabbitte fora da lista, quem estaria fora da redação em tempo recorde seria eu.

3# The Wonders

Filme: The Wonders

Hit: That Thing You Do

Por que entrou na lista: Por pura pressão externa, o pastelão dirigido por Tom Hanks se encontra em 3o na nossa lista (e teve gente que me ameaçou caso não colocasse em 1o…. mas sou muito íntegro). Falando sério, The Wonders consegue mostrar de uma forma cativante a cavalgada ao sucesso de uma banda de uma cidade pequena dos Estados Unidos em plena Beatlemania. (Ok, admito que não resisti às ameaças e resolvi falar alguma coisa positiva com medo de sofrer bullying eterno na redação.)

2# Stillwater

Filme: Quase Famosos

Hit: Fever Dog

Por que entrou na lista: Cameron Crowe consegue reunir em Quase Famosos as melhores histórias que testemunhou nos seus tempos de jornalista. E, para não citar os envolvidos e focar em apenas um grupo, criou o ótimo Stillwater – que, se já é a 2a melhor banda fictícia na opinião deste que vos escreve, tem ainda a melhor groupie fictícia da história, com a Penny Lane de Kate Hudson.

1# Spinal Tap

Filme: This is Spinal Tap

Hit: Stonehenge

Por que entrou na lista: Não poderíamos deixar Spinal Tap em outro lugar que não fosse o primeiro de nossa lista, afinal de contas, foram eles que iniciaram tudo – comédias mockumentaries e grupos fictícios com um humor inglês. No hilário documentário falso em que fazem piada das bandas metaleiras dos anos 80, o grupo marcou época – tão boa foi que se tornou praticamente real, produzindo álbuns posteriormente e participando do maior festival da Inglaterra, o Glastonbury.

Menção honrosa: Sadgasm

Queríamos ter incluído a Sadgasm na lista, mas a voz singular de Homer Simpson não nos permitiu. Com o hit “Marjorie”, o patriarca da família Simpson recuperou Marge após tê-la perdido para um professor hipster nos anos 90. O episódio em que a história é contada é o “That ’90s Show”.

Diego Marques

Diego Marques é formado em Rádio & TV pela FAAP; fez um curso de televisão na National Film and Television School, em Londres; e estudou cinema na New York Film Academy.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais