Se até o pistache tem um dia (20 de fevereiro, acreditem), por que não uma data para celebrar o querido churrasco, delicioso evento que sempre reúne família e amigos? No Brasil, o 24 de abril foi instituído, pelos gaúchos, como o dia do churrasco e do chimarrão. Mas o resto do país nunca precisou de mate e cuia para curtir suculentas garfadas – uma cerveja gelada é para muitos a companhia ideal da churrasqueira. Aproveite a data, e conheça famosos mestres-açougueiros e seus ensinamentos.
Um dos nomes que popularizou as nossas escolhas de cortes para churrasquear foi Marcos Bassi. Grande conhecedor das carnes, foi o criador do Templo da Carne, na Bela Vista, e faleceu há exato um mês. Seu legado permanece, com o negócio tocado pela família, e que presta homenagem ao dia do churrasco com uma promoção: quem optar pela fraldinha hoje (quarta-feira), na casa, leva uma garrafa de vinho Leon Tarapacá e uma faca de desossar personalizada. (o prato sai a R$ 228, e serve até 04 pessoas).
A fraldinha é legado de Bassi, que elevou o status do corte, antes dele vista por aqui com pouco prestígio. Outra criação sua é o bombom, extraído da alcatra. Para quem tem paixão pelo churrasco, como o “artesão das carnes”, vale a pena ver o seu vídeo “A Magia do Churrasco”, gravado em 2008 para DVD , disponível na íntegra no YouTube. Nele, Bassi explica em detalhes como manusear a churrasqueira, o carvão, limpar e identificar cada corte.
Outra grife de família especialista em cortes, e marcada pela alta qualidade, é o frigorífico Wessel, que está no Brasil há mais de 50 anos. Originária da Hungria, é comandada em São Paulo por István Wessel, que estimulou a picanha a cair no gosto dos brasileiros, e virar, para nós, quase sinônimo de churrasco. Possui loja fixa na região do Itaim (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2383) mas a marca criou, em seu site, ferramentas que ajudam a vida dos churrasqueiros: serviço de compras e de entregas delivery, e o simpático churrascômetro, calculadora que mostra o quanto comprar de cada peça, para o devido número de convidados. No blog, István ensina em vídeos o preparo correto de cortes e de acompanhamentos, como molho chimichurri, e há até podcasts de receitas.
Dario Cecchini é o maior representante atual do ofício de mestre-açougueiro. Já ouviu falar dele? Italiano, é conhecido pelas colossais bistecas à la Fiorentina e pela personalidade expansiva. Uma visita à sua loja e restaurante na Toscana, a “Antica Macelleria Cecchini”, é o sonho de todo entusiasta das carnes – embora lá haja também um menu vegetariano. Em visita ao Brasil, em 2011, Dario mostrou o seu talento ao lado de Bassi, e ensinou sua maestria nos cortes em palestra no evento Semana Mesa SP. O apresentador Anthony Bourdain foi conhecer a lenda viva das carnes, e toda a corpulenta oferta em sua loja, em um de seus programas. Veja o trecho aqui.
Se a matéria te deixou com vontade de provar um bom churrasco, temos 12 sugestões em São Paulo:
Do jeitinho brasileiro
- Fogo de chão (fogodechao.com.br)
- Vento Haragano (ventoharagano.com.br)
- Jardineira Grill (jardineiragrill.com.br)
- Rodeio (rodeiosp.com.br)
- Templo da Carne – Marcos Bassi (marcosbassi.com.br)
- Baby Beef Rubaiyat (rubaiyat.com.br)
- Ok Grill: (www.okgrill.com.br)
Como os hermanos argentinos
- Ávila (avilasteakhouse.com.br)
- Martín Fierro (martinfierro.com.br)
- Pobre Juan (pobrejuan.com.br)
- La Caballeriza (lacaballeriza.com.br)
Cortes de diversas nacionalidades
- Varanda Grill (varandagrill.com.br)