InícioAtitudeEmpreendedorismoAs melhores ideias cabem em um guardanapo

As melhores ideias cabem em um guardanapo

O coach de negócios Carmine Gallo, que é professor de Harvard, escreveu um artigo muito interessante na Forbes americana defendendo que “as melhores ideias cabem em um guardanapo”. Se você está pensando em empreender em 2023, ou se já tem uma empresa e quer desenvolver um novo projeto dentro dela, vale a pena ler essas reflexões de Gallo (que traduzimos abaixo para o português) sobre a importância de pensar na “imagem geral”, que atue como uma “linha condutora”, antes dos elaborar os detalhes.


Se você é um dos meio milhão de passageiros que embarcam em um voo da Southwest em qualquer dia, pode querer dar uma boa olhada no pequeno guardanapo que acompanha sua bebida. Ele pode ajudá-lo a apresentar sua grande ideia.

Recentemente, a Southwest Airlines comemorou sua fundação com um guardanapo que continha um esboço que Herb Kelleher desenhou em 1967. Era um triângulo simples com uma grande ideia.

A visão de Kelleher era construir uma companhia aérea intrastadual que conectasse três cidades: Dallas, San Antonio e Houston. Com seu primeiro voo em 1971 saindo do Love Field de Dallas, a Southwest democratizou os céus com viagens aéreas de baixo custo.

A Southwest Airlines não é a única marca que deslanchou em um guardanapo. Outro empreendedor que revolucionou as viagens aéreas, Richard Branson, me disse uma vez que os melhores pitches que ele ouviu — e investiu — conseguiam caber em um guardanapo.

“Se o seu pitch não pode caber em um guardanapo ou no verso de um envelope, prefiro ouvir outro pitch que possa caber”, disse-me Branson, sem pedir desculpas.

Embora os detalhes do seu plano ou ideia de negócio exijam documentos de suporte, a grande ideia deve ser capaz de caber facilmente em um pequeno guardanapo de coquetel. Se não puder, volte para a prancheta.

De acordo com o cientista e autor John Medina, nossos cérebros são programados para procurar a imagem geral antes de se aprofundar em detalhes. “O cérebro anseia por significado antes dos detalhes”, escreve Medina em Brain Rules. “Se você quer que as pessoas prestem atenção, não comece com os detalhes. Comece com as ideias principais e, de forma hierárquica, forme os detalhes em torno dessas noções maiores”.

As palestras do TED oferecem um excelente exemplo do princípio da imagem geral em ação. Uma pergunta típica que os palestrantes fazem aos organizadores do TED é: “Como eu vou contar à plateia tudo o que sei em 18 minutos?” A resposta é simples: você não precisa. Em vez disso, os palestrantes são ensinados a criar uma “linha condutora”, uma grande ideia em torno da qual o resto da apresentação é construído.

“Uma linha condutora é o tema que conecta todos os elementos narrativos”, escreveu Chris Anderson no livro TED Talks. “Todas as peças se conectam.”

Uma linha condutora eficaz contém não mais do que quinze palavras, curta o suficiente para ser escrita em um guardanapo. Dê uma olhada nas palestras do TED mais populares de todos os tempos e você encontrará linhas condutoras que são muito mais curtas do que quinze palavras.

  • Como as escolas matam a criatividade.
  • Como os grandes líderes inspiram ação.
  • O poder dos introvertidos.

Antes de criar qualquer coisa que pretenda persuadir — um pitch, apresentação, e-mail, memorando, ensaio de inscrição na faculdade — pense na imagem geral antes dos detalhes.

O teste do guardanapo para a imagem geral funcionou com sucesso para dois estudantes de pós-graduação de Stanford que apresentaram uma ideia original que chamaram de Google. O capitalista de risco Michael Moritz me disse uma vez que se lembra do dia em que Sergey Brin e Larry Page entraram em seu escritório na Sequoia Capital e apresentaram o plano de negócios mais conciso que ele já tinha ouvido:

“O Google organiza as informações do mundo e as torna acessíveis”.

Essa apresentação levou à primeira grande rodada de financiamento do Google.

Surpreendentemente, o pitch continua a ser a declaração de missão do Google. Embora a empresa tenha adicionado algumas palavras à ideia original, ela tem menos de quinze palavras e pode ser facilmente escrita em um guardanapo. Hoje, a missão do Google é: “Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis” (11 palavras).

Embora tenham se passado um quarto de século desde que a Sequoia fez seu primeiro investimento no Google, espera-se que os fundadores ainda expressem sua ideia em uma única frase. Moritz me disse: “Se um empreendedor não consegue expressar sua ideia em uma frase, não estou interessado. Ponto final.”

Sim, os detalhes importam. Mas você tem que passar pela porta primeiro. Portanto, certifique-se de que sua ideia passe no teste do guardanapo para se destacar e chamar a atenção.

Resumindo, a importância de uma ideia concisa e clara é fundamental ao apresentar ou compartilhar suas ideias com outras pessoas. A capacidade de expressar sua ideia em uma única frase ou em um pequeno espaço, como um guardanapo, pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso. Concentre-se na imagem geral antes de aprofundar os detalhes e você estará no caminho certo para causar uma impressão duradoura e eficaz.

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle com mais de 7000 artigos sobre estilo, atitude e desenvolvimento pessoal.