Em uma galáxia não tão distante, há um grupo de desajustados intergalácticos que nos conquistaram não apenas com suas aventuras cósmicas, mas também com sua trilha sonora impecável. Estamos falando, é claro, dos Guardiões da Galáxia. Com o lançamento do terceiro filme recentemente nos cinemas, a paleta musical rica e vibrante da trilogia continua a tocar os corações dos fãs ao redor do mundo. James Gunn, diretor da trilogia, construiu uma ponte entre o universo sideral e os ouvintes de rádio da Terra dos anos 70 e 80 através de uma trilha sonora extraordinária. Então, coloque seus fones de ouvido e prepare-se para embarcar nesta jornada musical através dos cosmos na qual vamos listar as melhores músicas de Guardiões da Galáxia, além de falar um pouco sobre a importância delas para a narrativa da trilogia.
A perfeita sincronia entre as músicas e as cenas em que são apresentadas é inegável. Tomemos por exemplo, do primeiro filme, a música “Cherry Bomb” do The Runaways. Enquanto os heróis se preparam para a batalha final, a energia punk da canção amplifica a emoção da sequência, transformando uma simples montagem de preparação em um momento eletrizante.
No segundo filme, “Mr. Blue Sky” do Electric Light Orchestra toca durante a batalha contra a monstruosa Abilisk. A música contrasta com a ação na tela, dando um toque de humor e leveza à cena intensa.
A trilha sonora de Guardiões da Galáxia é uma verdadeira cápsula do tempo musical, fornecendo uma ponte sonora entre a Terra e o espaço. No primeiro filme, “I’m Not in Love” do 10cc se torna a trilha sonora do encantamento inicial de Peter Quill e Gamora, enquanto “Ain’t No Mountain High Enough” de Marvin Gaye e Tammi Terrell simboliza a união dos Guardiões ao final.
No segundo filme, “Father and Son” de Cat Stevens oferece um momento de reflexão e compreensão para Peter em relação ao seu complicado relacionamento com seus dois pais.
As músicas selecionadas são um reflexo da personalidade e experiências de Peter Quill. Ele é, afinal, um terráqueo criado no espaço, e a música é sua conexão mais forte com sua casa perdida. “Come and Get Your Love” de Redbone, por exemplo, não só define o tom do primeiro filme como também apresenta Peter Quill. A música, otimista e cativante, toca enquanto Peter dança pelo perigoso planeta Morag, retratando sua personalidade carismática e irreverente.
No segundo filme, “Brandy (You’re a Fine Girl)” de Looking Glass é central para o enredo. Ego, o pai de Peter, usa a música para explicar sua perspectiva de vida e seu relacionamento com a mãe de Peter. A música, portanto, não apenas oferece uma visão do passado de Peter, mas também dá uma profundidade emocional à sua história.
Para realmente apreciar a contribuição da trilha sonora, aqui estão algumas das melhores músicas de cada filme e seus momentos memoráveis:
➤ Guardiões da Galáxia – Vol. 1:
➤ Guardiões da Galáxia – Vol. 2:
➤ Guardiões da Galáxia – Vol. 3:
Para evitar spoilers (já que o filme ainda está em exibição nos cinemas), vamos listar a trilha sonora completa do terceiro filme, sem dar detalhes das cenas:
Os Guardiões da Galáxia não são apenas super-heróis lutando contra ameaças cósmicas. Eles são seres complexos, cada um com suas próprias histórias, traumas e conquistas. E, no centro de suas histórias, está a música. Cada batida e melodia contém uma peça do enigma que compõe cada Guardião.
E a trilha sonora não é apenas um complemento à trama; ela é uma personagem própria, preenchendo cada cena com uma dose de nostalgia, emoção e humanidade. Através de seu walkman e da trilha sonora eclética, Peter Quill nos leva em uma jornada intergaláctica que é tão familiar quanto é estranha, tão terráquea quanto é cósmica. Seja lutando contra uma monstruosidade interdimensional ou enfrentando demônios pessoais, os Guardiões nos mostram que, independente de onde estejamos na galáxia, a música é realmente o idioma universal que une todos nós.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais