Se você achava que o caminho mais seguro para virar um bilionário era se formando em Engenharia, Negócios ou algum outro curso tradicional, temos uma notícia para você: a melhor opção é não ter diploma algum.
Surpreendente, não? É o que revelou um levantamento do site Approved Index, que analisou a educação dos 100 homens mais ricos do mundo.
Um terço deles (32) não se formou, seguido por graduados em Engenharia (22) e Negócios (12). Outro fato curioso é que 9 estudaram Artes, mais do que Direito (2) e Economia (8). Eis o ranking:
- Nenhum diploma (32)
- Engenharia (22)
- Negócios (12)
- Artes (9)
- Economia (8)
- Finanças (3)
- Ciência (2)
- Matemática (2)
- Direito (2)
- Outros (8)
Bill Gates, o homem mais rico do mundo, com US$ 79 bilhões, é famoso por ter largado Harvard, assim como Mark Zuckerberg, o mais jovem da lista, com US$ 35 bilhões.
“Essa descoberta dá uma nova dimensão ao debate sobre a relevância e o valor do diploma hoje”, disse Amy Catlow, diretora da Approved Index.
Apenas não ache, caro leitor, que o caminho da riqueza está na preguiça. Tanto Bill Gates quanto Mark Zuckerberg abandonaram a faculdade para se focar no trabalho, não para cair na balada.
A reflexão que podemos fazer aqui é que, talvez, o ensino teórico seja supervalorizado em nossa sociedade, enquanto deveríamos dar mais atenção para o prático.