Entre os indicados ao Oscar de Melhor Ator desse ano estão Steve Carell, Bradley Cooper e Eddie Redmayne. Três atores que passaram por uma grande transformação para conseguir a indicação.
Além de próteses no nariz e nos dentes, Carell usou também maquiagem em toda a pele e ficou completamente diferente do famoso comediante conhecido pelo público, em Foxcatcher.
Já Redmayne, para interpretar o aclamado físico com esclerose lateral amiotrófica Stephen Hawking, em A Teoria de Tudo (The Theory of Everything), perdeu 7 quilos, estudou a ordem em que os músculos de Hawking foram se deteriorando, fez aulas de dança por quatro meses para saber controlar todo o seu corpo e passou horas e horas em frente ao espelho, contorcendo sua face. Inclusive, por permanecer imóvel entre os takes, foi dito que acabou até alterando o alinhamento de sua coluna.
E Cooper ganhou quase 20 quilos e deixou a barba crescer para ficar tão parecido com Chris Kyle em Sniper Americano (American Sniper) que quem conhecia o verdadeiro atirador precisava olhar duas vezes para ter certeza que era um ator (veja como foi o treino físico de Bradley Cooper para essa transformação).
Mas não é de hoje que grandes transformações físicas – principalmente no peso -, acompanhadas de boas atuações, levam os atores a uma indicação ao prêmio. Ainda mais quando a transformação vem junto de mais algum esforço físico.
Robert De Niro, vencedor do Oscar de Melhor Ator de 1981, treinou boxe exaustivamente e ganhou 25 quilos para interpretar o lutador Jake LaMotta em Touro Indomável (Raging Bull, 1980), o que foi um recorde, à época. Como o personagem de De Niro engordava durante o filme, a produção teve um intervalo de quatro meses para que ele chegasse ao peso ideal.
Seu recorde foi posteriormente quebrado por Vincent D’Onofrio, que engordou 30 quilos para fazer Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, 1987), mas não foi lembrado pela Academia e já foi superado novamente.
Mais recentemente, foram manchete:
- Will Smith, ganhou 16 quilos para Ali (2000);
- Adrian Brody, perdeu 14 para O Pianista (The Pianist, 2002);
- Charlize Theron, ganhou 14 quilos para Monster (2003), além de ter raspado as sobrancelhas e ter usado bastante maquiagem;
- Hilary Swank, ganhou 9 quilos para Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 2004);
- George Clooney, também ganhou 16 quilos para Syriana (2005);
- Forest Withaker, ganhou 23 quilos para O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland, 2006);
- Natalie Portman, perdeu 9 quilos para Cisne Negro (Black Swan, 2010);
- Anne Hathaway, perdeu 11 para Os Miseráveis (Les Misérables, 2012);
- Matthew McConaughey, perdeu 21 para Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, 2013).
Desses todos, apenas Will Smith não ganhou o Oscar, mas foi indicado.
E têm atores que fazem isso com certa frequência. Então selecionamos 5 astros de Hollywood acostumados a engordar ou emagrecer para fazer seus papéis, mas que nem sempre são reconhecidos pela Academia.
5# Russell Crowe
Ele havia perdido 18 quilos para fazer O Informante (The Insider, 1999), papel que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Mas, poucos meses depois, começou a filmar Gladiador (Gladiator, 2000) já de volta a seu peso normal e foi novamente indicado ao prêmio.
Segundo Crowe, diferentemente da maioria, que adota exaustivos exercícios físicos com uma alimentação diferenciada, ele não fez nada além de trabalhar normalmente em sua fazenda na Austrália para recuperar seu peso. Anos mais tarde, engordou 29 quilos para Rede de Mentiras (Body of Lies, 2008), dessa vez, sem indicações.
4# Tom Hanks
Hanks já havia engordado quase 15 quilos para Uma Equipe Muito Especial (A League of Their Own, 1992), quando teve que perder os mesmos 15 quilos para Filadélfia (Philadelphia, 1993), filme que lhe valeu seu primeiro Oscar.
Anos depois, para Náufrago (Cast Away, 2000), o ator primeiro ganhou mais de 20 quilos, filmou suas cenas “normal” e a produção foi interrompida por um ano, até que ele perdesse novamente esses 20 quilos para suas cenas na ilha, o que lhe rendeu sua quinta indicação ao prêmio.
Há um ano e meio, Hanks revelou que tem diabetes tipo 2, e suas grandes alterações de peso podem ter influenciado para tal.
3# Matt Damon
Para fazer Coragem Sob Fogo (Courage Under Fire, 1996), Damon emagreceu 18 quilos. Para fazer O Talentoso Ripley (The Talented Mr. Ripley, 1999), emagreceu 14.
Após isso, engordou bastante para Ligado Em Você (Stuck On You, 2003) e, imediatamente depois, teve que perder 10 quilos para entrar em forma e fazer A Supremacia Bourne (The Bourne Supremacy, 2004). Por último, ganhou 14 quilos para O Desinformante (The Informant!, 2009). Mas nenhuma dessas atuações o levou ao Oscar.
2# Jared Leto
Ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante do ano passado, Leto é famoso por suas transformações.
Para fazer um viciado em heroína em Réquiem Para um Sonho (Requiem for a Dream, 2000), perdeu 13 quilos. Depois, para interpretar Mark Chapman, o assassino de John Lennon, em Capítulo 27 (Chapter 27, 2007), ganhou 28 quilos, o que lhe causou uma doença chamada gota.
O ator e cantor admitiu que o que fez foi perigoso e estúpido e que jamais voltaria a engordar para atuar. Mas emagrecer ele emagreceu: 18 quilos para ganhar seu Oscar por Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, 2013).
1# Christian Bale
Bale tinha por volta de 83 quilos quando filmou Equilibrium (2002). Então, para fazer seu filme seguinte, O Operário (The Machinist, 2004), perdeu quase 30 quilos – considerado um recorde de perda de peso -, ficando com 55, muito pouco para seus 1,83 m.
Quando foi escolhido para protagonizar Batman Begins (2005), Christopher Nolan pediu que ele ficasse o maior que conseguisse. Bale então ganhou 45 quilos – estabelecendo mais um recorde -, mas o diretor achou que ele estava exagerado, então o intérprete de Bruce Wayne emagreceu até os 90 quilos.
Já para estrelar O Sobrevivente (Rescue Dawn, 2006), perdeu 25 quilos. E teve mais um capítulo da série do Batman antes de emagrecer mais de 13 quilos para fazer O Vencedor (The Fighter, 2010), finalmente ganhando sua primeira indicação ao Oscar, e seu primeiro prêmio.
Para sua segunda indicação, por Trapaça (American Hustle, 2013), o ator ganhou quase 20 quilos, mas, dessa vez, não de massa muscular, e sim de gordura, inclusive ostentando uma “barriga de chope” no filme, o que lhe rendeu duas hérnias de disco.