A Bélgica, apesar de não estar apresentando o futebol que se espera da geração de ouro, se classificou ontem para as quartas-de-finais da Copa num jogo emocionante contra os Estados Unidos. Mas, se a grandeza do futebol no país é um fenômeno recente, não podemos dizer o mesmo do turismo.
A Bélgica nem sempre aparece entre os melhores destinos europeus para quem quer curtir toda a agitação do continente. Mas engana-se quem pensa que por lá verá apenas belos centros históricos e edifícios medievais em estilo gótico (o que por si só já valeria a pena).
A região é destino certo para quem quer curtir também a vida ao ar livre – como alguns balneários na costa do Mar Norte oferecem -, e, principalmente, para os amantes de festival de música.
E se você apenas ouviu falar do grandioso Tomorrowland, é melhor procurar mais informações sobre a Bélgica, um país incrível e cheio de festividades e cultura. Afinal, nem só de Tomorrowland vivem os belgas e os europeus que visitam o país à procura de música e agitação.
Summerfestival
Esse é mais um festival de tiro curto que acontece em apenas dois dias durante o mês de junho e que abre a temporada de festivais de verão na Bélgica. Este ano o Summerfestival aconteceu nos dias 28 e 29 de junho na região da Antuérpia, o mesmo final de semana, por sinal, em que ocorre o Couleur Café.
O Summerfestival concentra nesse dois dias alguns dos maiores nomes do cenário eletrônico em oito palcos diferentes, um deles, inclusive, leva o nome de Brasil Stage (não, o line-up deste palco não será composto por artistas brasileiros).
Couleur Café
O Couleur Café Festival acontece anualmente durante o último fim de semana de junho e se concentra em levar não apenas grandes nomes do mainstream – muito pelo contrário, o objetivo é criar um ambiente tão diverso quanto possível, apresentando vários estilos musicais ao público.
Resumindo um pouco, o Couleur Café consiste de 3 dias com cerca de 60 apresentações entre bandas e DJ’s, além de workshops e exposições de arte. Há ainda a famosa Holi Couleur Party, diretamente da Índia.
Rock Werchter
Um dos maiores festivais da Europa e um dos mais antigos também, o Rock Werchter ocorre na região homônima, tendo sua primeira edição realizada no longínquo ano de 1976. É um dos cinco maiores festivais de rock da Europa e desde os anos 2000 já faturou o prêmio Arthur de Melhor Festival do Mundo por cinco vezes.
O Rock Werchter, que levava menos de 10 mil pessoas aos shows em suas primeiras edições, hoje comporta mais de 80 mil fãs. Em 2014 o festival ocorrerá de 3 a 6 de julho e conta em seu line-up com nomes como Metallica, Arctic Monkeys, Pixies, The Black Keys e Pearl Jam.
Dour
Algo interessante sobre os festivais na Bélgica (e você pode perceber lendo este artigo) é que vários deles são um tanto antigos e começaram como eventos bem pequenos. É o caso do Dour Festival, que leva este nome devido a cidade onde é realizado.
O Dour começou em 1989 com uma programação de apenas 5 bandas e um pequeno público. O que se vê hoje é um festival de 4 dias, 6 palcos e pouco mais de 200 artistas.
Em sua 26ª edição, o festival mantém sua grade totalmente eclética e nos apresenta um line-up espetacular. Durante os dias 17-20 de Julho terá artistas como Phoenix, Kaiser Chiefs, Blonde Redhead, Klaxons, Iration Steppas e até mesmo o brasileiro Gui Borato (no palco eletrônico).
Tomorrowland
O fato de eu mencionar, acima, que “nem só de Tomorroland vive a Bélgica”, não muda o fato de que este é um festival imperdível caso esteja viajando por lá. Quem é fã de música eletrônica sabe disso e conhece muito bem este festival. O Tomorrowland ganhou notoriedade por aqui depois dos rumores de que a marca viria para o Brasil.
Independente disso, por lá o evento segue a todo vapor. Tanto que os ingressos da última edição realizada esgotaram-se em menos de uma hora. Devido a isso, em 2014 o festival será realizado em dois finais de semana: 18-20 e 25-27 de Julho.
Pukkelpop
Mais um grande evento para o segundo semestre, este é o segundo maior festival do país. Chama a atenção seu line-up com uma enorme variedade de música, desde o rock até o eletrônico, privilegiando muitas vezes os estilos alternativos. O objetivo dos organizadores é faze, deste um festival de música progressiva e contemporânea.
Em sua 29ª edição, o Pukkelpop será realizado nos dias 14, 15 e 16 de agosto e terá um line-up de peso com Macklemore & Ryan Louis, Gogol Bordello, Calvin Harris, Outkast, The Kooks, Editors e até mesmo Snoop Dogg (agora sob o codinome Snoop Lion).
Laundry Day
Ta aí um festival tão bom quanto o Tomorrowland e que possui um line-up de respeito. O Laundry Day Festival é um evento de música eletrônica que chega este ano para a sua 17ª edição. A grande diferença deste para o Tomorrowland é que o Landry Day acontece em um único dia, geralmente no último sábado do verão europeu.
E se por acaso você pensou que pelo fato de ser um festival de apenas um dia o line-up dos caras não seria tão bom, está redondamente enganado. Este ano a grade do festival conta com Dimitri Vegas, Wolfpack, Laidback Luke, Martin Solveig entre outros tantos mais.
Extra: Ten Days Off
O 10 Days Off não é um daqueles festivais clássicos realizados ao ar livre para aproveitar o verão e os espaços verdes. É um festival indoor de música eletrônica e que, como o nome sugere, são dez dias regados a muita música eletrônica. A cada noite são disponibilizados 1000 ingressos.
Em 2014, o festival chega para sua 20ª edição e, infelizmente, será a última delas. Se estiver disposto a ir a aproveitar a última edição do festival, o Ten Days Off começa no próximo dia 17 de Julho e ainda tem ingressos disponíveis.