Qual é o segredo da felicidade? Você já deve ter se perguntado isso em algum momento da vida. E os pesquisadores de Harvard também… ao longo de 75 anos! Sério, entre 1939 e 2014 eles acompanharam a vida de centenas de homens para desvendar esse eterno dilema da humanidade. E a resposta? Ter bons amigos.
Pois é, senhores. Os relacionamentos são o ponto alto da nossa vida. Segundo o estudo, nada é mais determinante para a nossa felicidade (dinheiro, sucesso, sexo, fama, poder, etc) do que o amor de nossos amigos, familiares e parceiras românticas.
O diretor da pesquisa, Robert Waldinger, declarou o seguinte:
“A principal mensagem que este estudo nos oferece é que bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis.”
Eles fizeram questão de ressaltar, também, que a qualidade dos relacionamentos é mais importante do que a quantidade. Ou seja, melhor ter poucos e bons amigos, do que muitas amizades superficiais.
E já que estamos falando de ciência, ouve isso: uma pesquisa do Reino Unido descobriu que 2,5 milhões britânicos não têm um único amigo, para o qual eles poderiam pedir ajuda em um momento de dificuldade. E a solidão, segundo outro estudo, revelou que a solidão é tão ruim para a nossa saúde quanto fumar 15 cigarros por dia. Surpreendente, não?
O que fazer, porém, se você for tímido — e tiver dificuldade em conhecer novos amigos? Nós temos duas matérias aqui no El Hombre que podem te ajudar com isso:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais