InícioModa masculinaPerfumesBoticário Malbec: 10 coisas que você precisa saber antes de comprar

Boticário Malbec: 10 coisas que você precisa saber antes de comprar

Um dos perfumes mais emblemáticos nacionais, Malbec do Boticário caiu no gosto popular e faz muito sucesso até hoje. Revolucionário, é feito com álcool vínico, sendo o primeiro e único perfume no mundo a ser feito dessa forma. Contudo, o Malbec carrega uma má fama, entre algumas pessoas, que ele não merece.

#1 Sua Criação

Lançado em 2004 — ou seja, próximo de completar 20 anos –, o Malbec foi criado pelo perfumista Napoleão Bastos, que de forma visionária, criou o perfume usando álcool vínico ao invés do tradicional álcool de cereais, dando ao perfume um cheiro característico. Suas origens buscam recriar o cheiro de barris de vinho com outras características marcantes da perfumaria.

#2 Familia de Perfume

O Malbec é um perfume Amadeirado Especiado masculino.

#3 Principais Acordes

A abertura é inconfundível e já entrega o DNA do perfume: um acorde frutado cítrico com cheiro de vinho misturado e um toque especiado. Porém, à medida que o tempo passa e ele seca, torna-se mais amadeirado e ganha algumas nuances “barbershop”, que lembram produtos para barba e cabelo.

#4 Projeção

Sua projeção atualmente é moderada para intensa, com uma duração de 45 min a 1 hora. Já teve uma projeção mais intensa, que foi diminuindo conforme as suas reformulações.

#5 Longevidade

O Malbec dura em torno de seis a sete horas na pele. Ele já foi mais duradouro, com relatos antigos alegando uma longevidade de mais de 10 horas tranquilamente.

#6 Ocasiões de Uso

Como é um perfume bem amadeirado e especiado, seu uso é restrito ao clima ameno do outono e inverno, destacando-se a noite, em ocasiões mais sociais. Barzinhos, jantares e encontros caem muito bem. Não é um perfume adequado para o uso no dia a dia.

#7 Nota e Aprovação no Fragrantica

No fórum da Fragrantica, a nota do Malbec é de 3.62/5 com 1.171 votos. Essa nota relativamente baixa pode ser atribuída por dois motivos: (i) sua performance que hoje em dia é menor e (ii) sua imensa popularidade, que faz do Malbec um perfume muito usado pelas pessoas no clima errado. Afinal, ele é perfume para o frio, não para o calor.

#8 Faixa de Preço

O preço cheio da fragrância é de R$ 179,90. É comum encontrá-lo com descontos ao longo do ano.

#9 Sobre a Marca

O Boticário é uma marca nacional de perfumaria e cosméticos com décadas de atuação no mercado, sendo uma das maiores empresas nacionais.

#10 Conclusão

O Malbec carrega uma má fama de ser um perfume ruim, quando na realidade é mal interpretado. Usado no dia a dia, especialmente no calor, ele perde o seu propósito — que na realidade é voltado para ocasiões especiais. Por isso evite o uso no calor e priorize o clima ameno, especialmente noturno, assim a fragrância se mostrará muito agradável. A performance atualmente não é das melhores, mas ainda assim é ligeiramente acima da média. É um perfume historicamente muito importante e tem grande relevância mesmo 20 anos depois do seu lançamento.

Danilo Mancini
Danilo Mancini
Danilo Mancini, 31 anos, formado em Educação Física e Saúde pela Universidade de São Paulo. Apaixonado por arte, moda e perfumes. Possui um canal no YouTube dedicado a criar vídeos sobre perfumaria, com toques caricatos e irreverentes.