O “País do Futebol” pode não ter sido o berço do esporte em si, mas é a casa de grandes craques, dribladores e goleadores. Quando pensamos em gols, é difícil não passar pela cabeça alguns dos grandes artilheiros do Brasileirão. Desde a época de Pelé, sempre produzimos jogadores com faro de gol.
No jogo Fluminense x Red Bull Bragantino, válido pela 22ª rodada do Brasileirão 2021, Fred marcou seu 155° gol na liga nacional. O feito foi suficiente para colocar o camisa 9 mais perto da liderança, quando falamos do ranking dos maiores artilheiros do Brasileirão.
Embora (e até surpreendentemente) o Rei do Futebol não esteja nas primeiras posições, listamos os 5 primeiros para vocês.
Apesar de ser o único meio-campista da lista, isso não significa que o eterno camisa 10 da Gávea fosse menos goleador.
Maior artilheiro da história do Flamengo, com 509 gols, Zico foi o maior goleador de duas edições do Campeonato Brasileiro: em 1980, com 21 gols, e em 1982, com 20.
O “Animal”, apesar de ser muito polêmico, sempre deixou sua marca em campo. Com passagens marcantes por Vasco e Palmeiras, Edmundo por pouco não chega no pódio.
Em 1997, o jogador foi artilheiro do campeonato brasileiro com marcas impressionantes: 29 gols pelo Vasco e uma média de 1,03 gols por jogo.
Com um gol a mais que Edmundo, o baixinho Romário mostrou a todos que altura não era o mais importante dentro da área, e sim, oportunismo.
O campeão do mundo de 1994 foi o artilheiro do campeonato em duas ocasiões: 2001, com 21 gols, e 2005, com 22 (ambas pelo Vasco).
*Até a data da publicação deste texto, esses são os números de Fred
Ainda em atividade, o ídolo do Fluminense foi artilheiro de três edições: 2012 (20 gols), 2014 (18 gols) e 2016 (14 gols).
Se contarmos só a era dos pontos corridos (a partir de 2003), Fred é o líder isolado, 30 gols à frente do 2° colocado (Diego Souza).
O Vasco foi o time que mais se destacou nesse ranking. Então, nada mais justo do que seu maior goleador estar em 1° lugar.
Roberto Dinamite foi artilheiro do campeonatos de 1974 e 84 (fez 16 gols nos dois), além de também ser o jogador que mais marcou gols no Carioca (279) e com a camisa do Vasco (702). Com isso, tem a merecida primeira posição entre os históricos artilheiros do Brasileirão.
Um questionamento natural que pode surgir é a razão de Pelé não estar na lista. Afinal, o camisa 10 do Santos tem mais de 1000 gols contabilizados.
O Rei jogou em uma época um tanto diferente. Enquanto o Brasileirão ocupa a maior parte do calendário de hoje, há 50 anos atrás a maior parte dos jogos eram amistosos. Entre as competições oficiais, os estaduais eram as que ganhavam maior destaque.
Isso não quer dizer que Pelé teve mais facilidade, afinal, o seu Santos também enfrentava grandes equipes do mundo. Porém, isso faz com que ele tenha menos jogos pela competição nacional. Ao todo, foram 101 gols em 173 jogos.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais