Você deve conhecer alguém que está começando a fazer caminhada em busca de perder peso. Só que tenho uma má notícia: caminhar não emagrece. Infelizmente, esse é um método pouco eficiente para atingir esse objetivo.
Hoje viemos explicar o motivo da caminhada — que é tida como um santo remédio para a maioria das pessoas — não é eficiente para a perda de peso.
Sabemos que o mais importante para emagrecer é o deficit energético, ou seja, gastar mais energia do que ingerir. Sabemos também que a fonte da qual essa energia gasta provém não interfere no resultado. Portanto, gastar carboidrato em vez de gordura não significa menos emagrecimento.
Considerando uma pessoa de 70 quilos, vamos imaginar duas situações:
- Andar em passos rápidos por 1 hora = 220 kcal
- Correr em velocidade moderada (8km/h) por 30 minutos = 300 kcal
Como podemos ver, com a corrida, além de usar metade do tempo despendido na caminhada, o gasto energético foi superior em quase 50%.
Vamos pensar também no estímulo fisiológico. Na mesma situação, se imaginarmos uma pessoa de meia idade saudável, sua frequência cardíaca andando não deve chegar a 60% da frequência cardíaca máxima. Isso configura um estímulo que chamamos de débil, que não origina adaptações fisiológicas e não promove nenhuma melhora.
Existem exceções, com certeza. No caso de um idoso ou de alguém com restrições físicas, qualquer estímulo é melhor do que nada. Mas, pensando em melhora física, é necessário aumentar o estímulo gradativamente e aos poucos evoluir para uma corrida.
Pensando ainda na questão do emagrecimento, o gasto energético gerado pela caminhada e pela corrida continua pequeno. Se o individuo não for muito pesado (mais de 100 quilos) ou muito condicionado (maratonista), o gasto energético gerado não será suficiente para compensar uma alimentação desregrada.
Lembre-se que é muito importante conciliar seu treinamento com a alimentação para que seja possível alcançar os resultados esperados.
PS: Apesar de não emagrecer, a caminhada traz vários benefícios para a saúde. Entre eles melhora da circulação sanguínea; prevenção à ansiedade e ao estresse; redução do inchaço nas pernas e tornozelos; fortalecimento do coração.
Leituras recomendadas
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:
- Musculação para iniciantes: 5 dicas para quem está começando
- Dor muscular é sinônimo de resultado na academia?
- Por que é importante treinar todos os dias (até mesmo no descanso)
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.