Os videogames foram lançados entre 1966 e 1968, e desde lá apaixonaram bilhões de usuários. Essa paixão não poderia ser diferente quando se fala de jogos online. Apesar de ter sido criado um pouco depois dos videogames, o conceito de ambos se complementam e muitos dos que eram apaixonados pelos aparelhos com joystick se mudaram para o mundo online.
O Atari, Odyssey e tantos outros consoles fizeram parte de uma geração que ainda hoje consome jogos, mas talvez de uma maneira diferente. Enquanto muitos se mantiveram firmes com os jogos mais antigos, outros mudaram completamente a direção e agora se entretêm com jogos como League of Legends, Call of Duty e até mesmo clássicos dos smartphones, como Candy Crush.
O que é mostrado com a geração dos joysticks é que o conceito de se divertir através de um estímulo virtual não foi perdido e faz parte do dia-a-dia.
Diversos jogos fizeram parte do imaginário brasileiro e muitos deles ainda estão presentes nas plataformas. Um dos mais famosos entre o ramo de videogames talvez tenha sido o Super Mario, que foi lançado em 1983 pela Nintendo mas, muitos outros marcaram época também no mundo online.
➤ “Super Mario”
Apesar da versão mais conhecida ser a de videogame, o Super Mario, assim como o Pacman e diversos outros jogos foram lançados também na versão online para que todos tivessem um acesso mais direto ao jogo. A história do game é icônica e talvez tenha desencadeado todo o conceito de jogo de sujeito, onde existe uma conexão emocional entre o personagem e nós, as pessoas. O encanador Mario deve salvar a princesa e para isso ele passa por diversos desafios. O clímax é constante já que é preciso conseguir passar pelas fases sem morrer.
➤ “League of Legends”
O jogo multiplayer tem quase 15 anos e, apesar de ser novo comparado a vários outros, também foi extremamente influente, principalmente na criação dos torneios de jogos online. O objetivo do jogo é destruir a base do time adversário e para isso os jogadores aumentam seus pontos e recebem munições no caminho.
➤ “GTA”
GTA é mais um jogo que marcou gerações. É muito provável que a maioria das crianças na época não tinham permissão para jogar o game mas, mesmo assim, conseguiam de uma maneira ou outra. O jogo possui diversas histórias e missões e, para conseguir chegar no objetivo muitas vezes é preciso tomar atitudes extremamente radicais, como por exemplo fugir da polícia e atropelar pedestres.
Além de garantir a diversão de muitos de maneira pessoal e individual, os jogos também formaram laços comunitários e inclusive criaram milhões de grupos de amigos ao redor do mundo.
Muito do que se conhece como rede social hoje veio do conceito dos fóruns vistos na internet a fora, onde apaixonados pelo mesmo tema (ou jogo) se juntavam para tirar dúvidas e fazer comentários relacionados. Essas redes foram fomentadas por anos e juntaram diversos amigos, que muitas vezes se conheceram online mas levaram o relacionamento para fora do mundo virtual.
Hoje, apesar dos fóruns não serem mais tão utilizados quanto no início dos anos 2000, por exemplo, ainda existe uma grande comunidade participativa ao redor dos jogos online, que se encontra pessoalmente e de maneira virtual, principalmente em plataformas como Twitter, Facebook e até mesmo através dos chats dos jogos.
O legado dos jogos online vai muito além do que se pensa. Enquanto muitos podem acreditar que jogos não podem fazer uma marca na sociedade, isso se mostrou extremamente errado.
É possível citar diversos rastros dos jogos online ao redor dos anos, como por exemplo, a criação do que chamamos hoje como os E-sports, que são esportes virtuais competitivos, ou seja, existem torneios dentro das modalidades.
Além desse marco que gera bilhões de dólares todos os anos, novas profissões foram criadas para que o setor dos jogos pudessem evoluir. Designers, engenheiros de software e computação cada vez mais precisam se especializar para entrar em um mercado contínuo e extremamente forte.
Os símbolos dos jogos antigos também se moldaram para caber em novos conceitos tecnológicos e hoje é possível aproveitar do jogo do foguete para ganhar dinheiro e de tantos outros jogos de caça-níqueis que saíram do mundo presencial e foram para o online.
Apesar da indústria ser inundada a cada dia com novos jogos e tecnologias, é extremamente importante preservar a história dos jogos online. Além do entendimento cultural e sociológico de trazer pessoas para perto uma das outras, o aprendizado técnico desses jogos continua influenciando as novas gerações.
Por exemplo, o marketing de transformar um jogo em algo viralizado quando não existiam as redes sociais é algo que é estudado constantemente pelos especialistas de marketing, que visam aumentar sua participação de forma mais orgânica no mercado.
Apesar de muitos dos jogos online antigos terem sido descontinuados pelas suas empresas desenvolvedoras, o senso de pertencimento de uma geração por causa deles perdura. É muito comum ver em rodas familiares e de amigos o comentário sobre jogos antigos e até mesmo sobre como eles facilitaram o acesso ao novo mundo online.
O impacto dos jogos online não é simplesmente diário mas, é a união de diversos com o mesmo interesse e predileção.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais