“Grave minhas palavras: uma combinação entre carro e avião esta por vir. Você pode rir, mas ela virá.” Estas foram as palavras de Henry Ford, em 1940.
Esta bem, demorou um pouco, mas 75 anos depois, uma empresa eslovaca chamada AeroMobil tornou esta junção “carro/avião” possível.
Trata-se do Aeromobil 3.0, um carro voador que foi apresentado ano passado no Pionners Festival, em Viena na Áustria.
Neste vídeo promocional da empresa, é possível ver o veículo em funcionamento em estradas, decolando, no ar e aterrizando:
Com ele é possível percorrer uma distância de 692 km por tanque cheio, em uma velocidade máxima de 200 km/h como avião e 160 km/h como carro.
A velocidade mínima para decolar é de 130 km/h em uma pista de apenas 200 metros. Para aterrizar apenas 50 metros de pista são necessários.
Suas asas são retráteis, tornando possível estacioná-lo em um vaga comum, e seu único motor, que utiliza gasolina comum, é responsável por movimentar o carro voador tanto em terra quanto no ar.
Juraj Vaculik, co-fundador e CEO da empresa falou em entrevista à Popular Science que pretende colocar o AeroMobil no mercado em 2017. Ele também destacou que o principal objetivo do AeroMobil não é substituir os carros. Inicialmente, seu veículo é voltado para compradores ricos e entusiastas de voos.
A ideia é que o comprador possa decolar de qualquer campo gramado, sem a necessidade de aeroportos tradicionais.
O projeto que tem apoio da União Europeia esta buscando apoio financeiro para que possa ser viabilizado, além de certificações para que possa ser homologado corretamente.
O preço ainda não foi divulgado, mas imaginamos que ele poderá custar algumas centenas de milhares.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais