Todos os carros famosos e de sucesso passam por transformações significativas ao longo do tempo. Além das atualizações tecnológicas, muitos deles ganham novos visuais para que possam se tornar mais modernos e atualizados. Isso ocorreu com carros da Fiat, Chevrolet, Volkswagen e outras montadoras. Separamos alguns modelos de destaque que eram famosos antigamente e que ainda possuem versões atuais no mercado.
Fiat Uno
Lançado em 1984, o Fiat Uno se tornou um dos maiores símbolos de carros famosos e populares no Brasil. Com design criado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, ele chegou no território nacional com a missão de substituir o Fiat 147 e emplacar as vendas da montadora italiana no país.
Com a mesma base do europeu, o modelo contava com um visual que logo se tornou clássico: linhas mais angulosas, com faróis quadrados e uma grade frontal preta. Na década de 1990, a fabricante lançou o Uno Mille, o primeiro motor a mil do Brasil (algo que rapidamente ganhou adeptos em todo o país).
Nessa época, também houve mudanças sutis no visual. Os faróis se tornaram trapezoidais, com luzes de seta integradas em sua lateral (antes, era no paralama). A grade, que antes era preta em todos os modelos, também passou a ser feita de acordo com a cor da carroceria. Com o passar dos anos, o visual permaneceu quase irretocável, mas o modelo ganhava atualizações, como o Uno Turbo e os novos motores do Mille (o Fire e o Flex), que eram mais eficientes.
Mas foi em 2010 que ocorreu a grande transformação do carro, que é a base da versão atual. A segunda geração deixou para trás os vincos marcantes do visual e ganhou arestas arredondadas, que trouxeram mais suavidade às linhas. Essas mudanças permitiram deixar o Uno atualizado e ainda uma das referências no mercado brasileiro.
VW Gol
Outro carro popular que marcou época no Brasil e evoluiu bastante é o Gol, da Volkswagen. Lançado em 1980, ele chegou ao país com a missão de substituir o Fusca, apostando em um visual que, assim como o Uno original, também era mais quadrado.
Nos anos seguintes, o carro ganhou variações que também se tornaram populares, como o Voyage (a versão sedã) e a Parati, que tinha um bagageiro bem maior. A versão esportiva do hatch, GT, foi lançada em 1984. Inclusive, foi o GTI, de 1988, o primeiro carro nacional a ter injeção eletrônica.
Em 1994, houve a primeira grande mudança, com a chegada da geração conhecida como “bolinha”: a arquitetura e o design exterior foram repaginados, com o modelo sendo completamente curvado. Isso ditou o visual das versões futuras, que foram apenas alongadas.
Além de atualizações importantes, como a adoção do motor flex em 2003, a última grande transformação do Gol ocorreu em 2012. Ele ganhou um visual que lembra o do Fox, também da Volks, que apresentava linhas mais modernas e aerodinâmicas, mas que ainda assim se assimilava à segunda geração.
Chevrolet Monza
Agora, há casos de carros famosos que mudaram completamente. O Monza, da Chevrolet, tornou-se conhecido no Brasil na década de 1980, ganhando notória popularidade. Batizado em homenagem ao famoso circuito de Fórmula 1, ele foi o veículo mais emplacado do país entre 1984 e 1986.
A montadora acabou descontinuando a produção do veículo em 1996. Em 2018, a Chevrolet o trouxe novamente para o mercado, com um visual remodelado e moderno, mas que o brasileiro não pode desfrutar: essa linha de sedã de porte médio é comercializada exclusivamente na China.
Chevrolet Blazer
Outro veículo da montadora que foi ressignificado é o Blazer, que recebeu esse nome em 1969 para a versão fechada da série picapes da General Motors. Um ícones entre os SUVs, o nome também era uma referência às pessoas que demarcavam trilhas em selvas e florestas, uma forma de destacar as características off-road do modelo.
A série acabou sendo deixada de lado por alguns anos, mas voltou em 2018 em uma versão revivida. As novas linhas, inspiradas no Camaro, apresentam uma vocação mais esportiva e moderna, exaltando a beleza do carro.
Mitsubishi Eclipse
Entre 1989 e 2011, o Eclipse era um nome para identificar um cupê esportivo de porte médio da montadora japonesa. Além do Brasil, ele era comercializado no Oriente Médio, China, Europa e EUA, onde obteve relativo sucesso.
Após ser aposentado em 2011, ele foi revivido em 2017. No entanto, tratava-se de um carro totalmente novo, que deixava de lado a pretensão esportiva e se apresentava para o mercado como um SUV intermediário.