Cartilha de sobrevivência financeira para quem mora em república

Compartilhe

Atecubanos, Vamo ET, Para ce ta mal, PÁ-NELAS, Cai e pira. Calma, nego, não tô chamando exu, não; tô só citando o nome de algumas das milhares de repúblicas de estudantes que existem nesse Brasil de-meu-deus. Repúblicas: como elas são legais. Elas, porém, ficam um pouco menos legais quando rola treta de grana entre os moradores. Como você é um cara moderno, de bom senso, que lê o El Hombre sempre, isso não vai rolar contigo, porque…

… a sua república sempre vai ter um cara bom na cozinha

Ele vai ficar responsável pelo rango, e é justo que ele ganhe um arrego no aluguel por isso. Fazer as refeições em casa te faz economizar uma grana violenta. Não preciso nem dizer que a louça é de quem não cozinhou né, parceiro?

… vocês dividem todas as despesas do barraco

Tudo é dividido: aluguel, internet, diarista, tudo. A não ser que haja um acordo prévio entre os moradores: o da suíte paga um pouco a mais, sei lá. Conversem entre si como amigos, sem crise.

… cada um de vocês vai comprar um móvel pra casa

Móveis são um bem comum. Nada mais justo, portanto, que cada um pague por um deles: fulano banca o sofá; beltrano compra o rack; o outro compra o armário da cozinha.

… você e seus chegados racham o mercado

Particularmente, eu acho que isso é o mais bacana a se fazer. Colocar fita crepe com o seu nome no requeijão que você comprou não é nada cristão. Sai dessa, cara, tudo é na parceria. Esteja atento apenas aos gostos menos inflexíveis. Por exemplo: se o seu bróder não bebe, não faz sentido ele entrar no racha da vodka com fanta. Préstenção né, bicho.

… a galera colabora na faxina

O capital tá curto para arrumar uma faxineira? Combina um dia fixo da semana para o rapeize se reunir e dar um tapa de responsa na house. Afinal, você não quer arrastar aquela bixete linda e, quando ela pisar na casa, a poeira estralar no pé dela, né?

… não tem espaço para parasita

Pode chegar o momento em que uma maça podre esteja estragando o clima da casa. Sabe, aquele cara que não colabora no mercado (“eu como fora”) mas tá sempre atacando a geladeira, ou que bate um Nescau e larga a louça suja para trás todo dia? Hora de fazer uma reunião e botá-lo na real. Ou, se ele não se endireitar, na rua mesmo.

… e acima de tudo, vocês conversam como homem

Para você e seus camaradas, talvez faça mais sentido ter uma prateleira da geladeira para cada um guardar sua própria comida. Ou rachar uma faxineira em vez do mutirão. Perfeito! Isso aqui não é a Constituição nacional. O importante, acima de tudo, é conversar como homem e deixar as regras bem claras, seja lá quais forem, para não rolar atrito desnecessário depois e ninguém se sentir prejudicado.

Cara, com essas regras aí você vai desfrutar de um período sensacional sem crise nenhuma. Com tudo no jeito, mais tempo sobra pra você armar aquele open house na tua goma. Ô, saudade! Vai na fé e republique-se!

André Rossi

Jornalista especializado em finanças, André Rossi passou pelo curso de jornalismo econômico do Estadão e atualmente é repórter da revista Capital Aberto. Toda noite, antes de dormir, ele acende uma vela para Jesus ajudar o seu Palmeiras a subir.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais