InícioEntretenimentoEsportesCasemiro, a surpresa de Dunga

Casemiro, a surpresa de Dunga

“Abaixar a bola” fora de campo “ergueu a bola” dentro. Dois anos suficientes para Casemiro, 23 anos, amadurecer e o fazer um dos mais promissores volantes brasileiros no futebol mundial da atualidade.

Um breve resumo de um volante em destaque no futebol mundial, atualmente emprestado ao Porto-POR, pertencente ao Real Madrid-ESP, e agora a mais nova surpresa na lista do técnico Dunga para a disputa da Copa América, que será disputada no Chile, no meio deste ano. Conheça um pouco mais da “surpresa” do técnico Dunga.

Foi em janeiro de 2013 que a notícia da compra de Casemiro pelo Real Madrid surpreendeu a muitos no futebol brasileiro. Até então o jovem era visto como, naquele momento, uma problemática promessa. Era temperamental e “mala”, gíria usada no meio futebolístico.

Foi para o Real B, time secundário do poderoso clube espanhol. Muito acreditavam que sua personalidade o atrapalharia.

Naquele período eu conhecia pessoas influentes que trabalhavam no dia a dia do São Paulo. E também profissionais que conviveram quando Casemiro ainda estava nas categorias de base do Tricolor Paulista. Era unânime. O volante era visto com um jogador imaturo.

Estava entusiasmado com o fato de ser jogador de futebol, esbanjava, ostentava e ainda se rotulava como um craque em comparação aos demais.

Fatores que o fizeram perder espaço no elenco são-paulino. O então presidente do clube brasileiro Juvenal Juvêncio optou então por vendê-lo por um valor abaixo do que esperava lucrar com o jovem em virtude de seus problemas extracampos.

Foi então que a vida pessoal e profissional de Casemiro começaram a mudar… e para melhor.

Sua passagem no São Paulo foi conturbada
Sua passagem no São Paulo foi conturbada

Chegou ao Real Madrid B, teve contato com jogadores muito melhores, precisou se enquadrar ao perfil do grande clube e respeitar normas até então desconhecidas, além de não dominar a língua espanhola – o que o fez ficar mais tímido e acatado.

Até teve algumas oportunidades no time titular do Real Madrid principal e fez parte do elenco que foi campeão da Liga dos Campeões, mas acabou emprestado para o Porto com o intuito de ganhar destaque e ser vendido para o clube espanhol recuperar o investimento.

Foi aí que a estrela de Casemiro apareceu. Ele amadureceu. Mudou sua personalidade, enquadrou-se ao perfil europeu, aprendeu táticas de marcação, aperfeiçoou sua técnica e passou a ser destaque no futebol mundial. Fez por merecer. Deixou de ser uma promessa problemática para uma realidade.

Na temporada 2014 /2015 foram 39 jogos, com quatro gols. Fez partidas destacadas na Liga dos Campeões. Reverteu sua situação e fez com que o Real queria sua volta para ser integrado ao elenco principal.

Melhor: conseguiu cavar um espaço na lista do técnico Dunga para disputar a Copa América. Pelo que está jogando não vejo como improvável sua titularidade. É algo que pode acontecer até pelos outros volantes convocados (veja lista abaixo).

Não há nenhum unânime na posição. Portanto, em dois anos, Casemiro conseguiu se reerguer e hoje pode ser um dos 11 principais que defenderão o Brasil no primeiro torneio pós-Copa do Mundo 2014. Vejamos se ele é capaz de surpreender ainda mais.

A Lista de Dunga para a Copa América

Como citado acima, a grande surpresa na lista do técnico Dunga, divulgada nesta terça-feira, para a disputa do torneio no Chile, foi o volante Casemiro, do Porto. Os demais nomes foram aqueles que o treinador vem listando para a formação de uma unidade na Seleção.

Apenas um desfalque sentido, o meia Oscar, do Chelsea-ING, que ficou de fora em virtude de uma lesão. Philippe Coutinho, do Liverpool-ING, pode, contudo, fazer a função de articulador com muita notoriedade.

Portanto, gostei da lista de Dunga e tenho que concordar: o treinador brasileiro vem fazendo um trabalho sólido que demonstra um respeito com o futebol que jogamos atualmente. Pela humildade apresentada em campo, tanto tecnicamente quanto taticamente, o Brasil é um dos favoritos ao título.

O Brasil está no Grupo C da competição com Colômbia, Peru e Venezuela. A estreia será no dia 14 de junho, em Temuco, contra os peruanos.

Confira os 23 nomes chamados por Dunga

  • Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio)
  • Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Miranda (Atlético de Madrid)
  • Laterais: Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea), Danilo (Porto) e Fabinho (Monaco)
  • Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto)
  • Meias: Everton Ribeiro (Al Ahli-EMI), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool)
  • Atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim)
Felipe Piccoli
Felipe Piccoli
Felipe Piccoli é especializado em jornalismo esportivo desde 2008. Com passagens pela Rádio Bandeirantes e pelo jornal Marca Brasil, hoje ele é coordenador de reportagem da Band.