“Abaixar a bola” fora de campo “ergueu a bola” dentro. Dois anos suficientes para Casemiro, 23 anos, amadurecer e o fazer um dos mais promissores volantes brasileiros no futebol mundial da atualidade.
Um breve resumo de um volante em destaque no futebol mundial, atualmente emprestado ao Porto-POR, pertencente ao Real Madrid-ESP, e agora a mais nova surpresa na lista do técnico Dunga para a disputa da Copa América, que será disputada no Chile, no meio deste ano. Conheça um pouco mais da “surpresa” do técnico Dunga.
Foi em janeiro de 2013 que a notícia da compra de Casemiro pelo Real Madrid surpreendeu a muitos no futebol brasileiro. Até então o jovem era visto como, naquele momento, uma problemática promessa. Era temperamental e “mala”, gíria usada no meio futebolístico.
Foi para o Real B, time secundário do poderoso clube espanhol. Muito acreditavam que sua personalidade o atrapalharia.
Naquele período eu conhecia pessoas influentes que trabalhavam no dia a dia do São Paulo. E também profissionais que conviveram quando Casemiro ainda estava nas categorias de base do Tricolor Paulista. Era unânime. O volante era visto com um jogador imaturo.
Estava entusiasmado com o fato de ser jogador de futebol, esbanjava, ostentava e ainda se rotulava como um craque em comparação aos demais.
Fatores que o fizeram perder espaço no elenco são-paulino. O então presidente do clube brasileiro Juvenal Juvêncio optou então por vendê-lo por um valor abaixo do que esperava lucrar com o jovem em virtude de seus problemas extracampos.
Foi então que a vida pessoal e profissional de Casemiro começaram a mudar… e para melhor.
Chegou ao Real Madrid B, teve contato com jogadores muito melhores, precisou se enquadrar ao perfil do grande clube e respeitar normas até então desconhecidas, além de não dominar a língua espanhola – o que o fez ficar mais tímido e acatado.
Até teve algumas oportunidades no time titular do Real Madrid principal e fez parte do elenco que foi campeão da Liga dos Campeões, mas acabou emprestado para o Porto com o intuito de ganhar destaque e ser vendido para o clube espanhol recuperar o investimento.
Foi aí que a estrela de Casemiro apareceu. Ele amadureceu. Mudou sua personalidade, enquadrou-se ao perfil europeu, aprendeu táticas de marcação, aperfeiçoou sua técnica e passou a ser destaque no futebol mundial. Fez por merecer. Deixou de ser uma promessa problemática para uma realidade.
Na temporada 2014 /2015 foram 39 jogos, com quatro gols. Fez partidas destacadas na Liga dos Campeões. Reverteu sua situação e fez com que o Real queria sua volta para ser integrado ao elenco principal.
Melhor: conseguiu cavar um espaço na lista do técnico Dunga para disputar a Copa América. Pelo que está jogando não vejo como improvável sua titularidade. É algo que pode acontecer até pelos outros volantes convocados (veja lista abaixo).
Não há nenhum unânime na posição. Portanto, em dois anos, Casemiro conseguiu se reerguer e hoje pode ser um dos 11 principais que defenderão o Brasil no primeiro torneio pós-Copa do Mundo 2014. Vejamos se ele é capaz de surpreender ainda mais.
A Lista de Dunga para a Copa América
Como citado acima, a grande surpresa na lista do técnico Dunga, divulgada nesta terça-feira, para a disputa do torneio no Chile, foi o volante Casemiro, do Porto. Os demais nomes foram aqueles que o treinador vem listando para a formação de uma unidade na Seleção.
Apenas um desfalque sentido, o meia Oscar, do Chelsea-ING, que ficou de fora em virtude de uma lesão. Philippe Coutinho, do Liverpool-ING, pode, contudo, fazer a função de articulador com muita notoriedade.
Portanto, gostei da lista de Dunga e tenho que concordar: o treinador brasileiro vem fazendo um trabalho sólido que demonstra um respeito com o futebol que jogamos atualmente. Pela humildade apresentada em campo, tanto tecnicamente quanto taticamente, o Brasil é um dos favoritos ao título.
O Brasil está no Grupo C da competição com Colômbia, Peru e Venezuela. A estreia será no dia 14 de junho, em Temuco, contra os peruanos.
Confira os 23 nomes chamados por Dunga
- Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio)
- Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Miranda (Atlético de Madrid)
- Laterais: Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea), Danilo (Porto) e Fabinho (Monaco)
- Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto)
- Meias: Everton Ribeiro (Al Ahli-EMI), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool)
- Atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim)