Quem aí gosta de um bom ceviche? Essa receita — que pode ser conhecida como “cebiche” ou “seviche” dependendo do lugar — é uma das mais populares e saborosas da cozinha peruana. Pudera! A iguaria é uma combinação refrescante e picante, ao mesmo tempo, de peixe marinado no famoso “leite de tigre”.
Este prato típica está presente em todos os países andinos, mas o Peru foi o único a considerá-lo patrimônio cultural. A origem da receita é incerta. Teve o primeiro registro a 2000 a.C no litoral norte peruano, onde eram usadas frutas ácidas da Amazônia, no lugar do limão que chegou muito séculos depois, com os colonizadores.
Para quem ainda não conhece o prato, ele é uma salada fria de peixe cru temperada com suco de limão, pimenta e alguns outros ingredientes. A acidez do limão deixa a carne do peixe cozida em poucos minutos, o que cria uma caldo esbranquiçado, o famoso “leite de tigre”.
Esse caldo é usado para temperar outros pratos da região, além de ser conhecido também por curar ressaca, ser afrodisíaco e conferir força aos seus apreciadores. Verdade ou não, o que a gente tem certeza é que ele é muito saboroso!
Fácil de fazer, nutritivo e rico em sabor, o ceviche é o tipo de prato perfeito para receber pessoas na sua casa. Ele cai muito bem com uma cerveja leve bem gelada, como a pilsen, ou com um vinho branco bem fresquinho, para encontros mais intimistas.
O mais importante nessa receita é você escolher ingredientes frescos e de qualidade. A começar pelo peixe, claro.
O peixe branco, sem músculos avermelhados e pouco gorduroso, é o mais tradicional. Em especial a corvina. Mas há outras opções mais fáceis de encontrar no mercado — como saint peter, tilápia, linguado, garoupa e salmão branco — que ficam igualmente deliciosos. Para uma versão mais colorida e saindo um pouco do tradicional, você pode optar por salmão rosa ou o atum fresco.
Escolha filés de altura média e, se não souber escolher ou cortar, sem crise. Peça ajuda ao peixeiro. Solicite a quantidade desejada em cubos. O importante é que os pedaços não sejam muito pequenos para não desmancharem na preparação.
Essa receita lhe renderá vários elogios e você conquistará o título de excelente anfitrião sem muitos esforços. Então, sem mais delongas, bora a receita dessa iguaria peruana.
Estes são os ingredientes para uma porção de ceviche. Aí você pode multiplicar de acordo com a quantidade de convidados que vai receber.
Os melhores acompanhamentos para um ceviche são os tubérculos. Eles ajudam a equilibrar os sabores da receita.
Opte por batata doce, inhame ou mandioquinha. Você pode servi-los cozidos, assados sem a casca ou em chips.
Você ainda pode complementar com milho assado, banana-da-terra chips ou algumas fatias de avocado, vai ficar delicioso. Prepare uma tábua com todos os complementos para enriquecer a experiência e sirva frio.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais