- De acordo com um novo estudo do ResumeBuilder, 91% das empresas nos EUA desejam contratar trabalhadores que tenham conhecimento em ChatGPT.
- Líderes empresariais afirmam que o chatbot de IA pode aumentar a produtividade, economizar recursos e oferecer suporte.
- Um especialista em carreiras incentiva os candidatos a emprego a incluir a experiência com o ChatGPT em seus currículos e cartas de apresentação.
A experiência com o ChatGPT pode ajudá-lo a conseguir seu próximo emprego, de acordo com um estudo recente do ResumeBuilder.
Pesquisadores do site de empregos entrevistaram 1.187 líderes empresariais — CEOs, executivos, proprietários e parceiros, a maioria dos quais estão contratando atualmente — para entender o que eles pensam sobre o chatbot de IA.
A pesquisa revelou que 91% dos líderes empresariais que estão contratando estão buscando contratar trabalhadores com experiência em ChatGPT. 30% deles afirmam estar fazendo isso “com muita urgência” ou “com certa urgência” e dois terços dos que estão contratando trabalhadores com experiência em ChatGPT acreditam que as habilidades podem trazer uma vantagem competitiva para suas empresas, de acordo com o estudo.
Os entrevistados acreditam que o ChatGPT da OpenAI pode ajudar a aumentar a produtividade, economizar tempo e recursos, aumentar o suporte criativo e técnico e fortalecer a reputação da empresa. Trabalhadores bem versados no ChatGPT também podem ensinar seus colegas a usar a IA, o que poderia amplificar seus benefícios, afirmaram os entrevistados.
“Com essa expertise ainda não amplamente disponível no mercado de contratação, os candidatos com habilidades em ChatGPT e IA serão altamente procurados pelas empresas”, disse Stacie Haller, a principal consultora de carreiras do ResumeBuilder, no estudo. “Como essa tecnologia é tão nova, há uma corrida para contratar funcionários com essa habilidade, a fim de manter a empresa na vanguarda, e parece que as empresas estão dispostas a pagar por isso.”
Os entrevistados afirmaram que estão mais propensos a contratar trabalhadores com experiência em ChatGPT para seus departamentos de engenharia de software, seguidos pelo atendimento ao cliente, recursos humanos e marketing.
“Essa tecnologia tem se mostrado excelente para essas habilidades e responsabilidades do trabalho”, disse Haller à Business Insider.
29% dos líderes empresariais afirmam que contratarão engenheiros especializados em prompt — aqueles que treinam os chatbots de IA para obter resultados desejáveis — a partir deste ano.
Essas descobertas surgem à medida que os trabalhadores se voltam para o ChatGPT para facilitar suas tarefas. Muitos têm usado o chatbot para desenvolver código, escrever textos de marketing e criar planos de aula. Algumas empresas estão até mesmo procurando contratar engenheiros especializados em prompt sem formação técnica por até US$ 335 mil por ano.
Haller apontou a explosão de tutoriais do ChatGPT na internet e incentiva os trabalhadores a aproveitarem esses recursos para se destacarem no processo de contratação.
Atualmente, existem centenas de cursos do ChatGPT ministrados por entusiastas de IA que visam ensinar as pessoas a integrar o chatbot em seus fluxos de trabalho. Saber usar o ChatGPT, de acordo com instrutores entrevistados pela Business Insider, é a habilidade do futuro.
Haller disse que os candidatos a emprego devem incluir sua experiência com o ChatGPT em seus currículos e cartas de apresentação. “Aqueles que aproveitarem a oportunidade de aprender essa nova tecnologia estarão à frente dos demais candidatos”, disse Haller no estudo.
Fonte: Business Insider