Nada melhor do que reunir a turma para um bom churrasco, não é mesmo? Porém, antes do encontro acontecer, existem alguns cuidados que devemos ficar atentos. Por exemplo, se acha que o ideal é ter uma boa churrasqueira ou itens de última geração, você está muito enganado!
Com todo respeito aos vegetarianos, a arte de fazer um bom churrasco começa na escolha da carne. Por isso, é essencial conhecer as características de cada tipo de corte, para escolher o preparo e ter um resultado excepcional. Agora, se você não sabe quais cortes apostar na hora do churrasco, esse artigo é para você!
Confira nossas dicas e veja quais são os melhores cortes de carne bovina para arrasar no churrasco com os amigos:
1# PICANHA
Falou em churrasco, falou em picanha! Certamente, esse é o corte queridinho dos amantes de carne assada. A picanha possui sabor marcante devido a sua capa de gordura, que nunca deve ser retirada antes do preparo, pois ela é a responsável por deixar a carne mais suculenta. Para temperar, utilize sal grosso ou refinado. Ela pode ser assada inteira ou em fatias, no espeto ou na grelha.
2# ALCATRA
Esse corte serve para começar o seu churrasco com o pé direito! Apesar da pouca gordura, a alcatra é uma carne bem saborosa e tem um rápido tempo de cozimento. Sendo assim, ela pode ser sua primeira opção de corte para iniciar o churrasco. Além disso, ela pode ser assada por inteiro, no espeto ou na grelha. Agora, se preferir assar em fatias, evite as mais finas, pois pode ficar ressecada.
3# CONTRAFILÉ
O contrafilé é ideal para quem aprecia uma carne bem mal passada ou sangrando, como costumamos dizer, rs. Mesmo se preparada dessa forma, ela não perde o sabor e a maciez. Agora, dicas importantes para obter o melhor resultado do corte:
- Na hora de fazer a carne, é de extrema importância remover o nervo lateral, seguindo as fibras dela.
- Ela deve ser assada em altas temperaturas para evitar que a carne enrijeça.
4# FRALDINHA
A fraldinha é uma carne com baixo teor de gordura, podendo ser considerada uma opção mais leve e menos calórica. É ideal para quem está de dieta ou prefere carnes magras. As fibras da carne são longas, mas o corte é pequeno. Por isso, a fraldinha é assada mais rapidamente, o que também pode ser considerado um ponto positivo. O ideal é assar em grelhas e em cortes grossos, para que a carne não resseque. Como o sabor da carne é bastante suave, você pode acrescentar os temperos de sua preferência, além do tradicional sal grosso.
5# MAMINHA
Esse corte é para aqueles que podem comer um bom churrasco sem culpa. A maminha é um dos pedaços do boi que tem maior concentração de gordura, o que o torna um excelente corte para o churrasco, porque é o que vai ajudar a preservar o sabor e a maciez da carne.
A maneira ideal de fazer a maminha é fatiá-la em porções finas, cortando sempre no sentido contrário às fibras da carne para manter a sua maciez. E tem mais: ela pode ser servida no ponto que o churrasqueiro preferir.
6# COSTELA
A gordura é o que deixa este corte extremamente saboroso, por isso a costela é uma ótima escolha para churrascos. Por conta das suas fibras, ela exige cuidado e tempo na hora do preparo. Então o ideal é colocar a costela para assar horas antes do churrasco começar.
O molho barbecue é um ótimo acompanhamento, que pode ser colocado durante o preparo ou na hora de servir. Inclusive, esse corte costuma fazer muito sucesso entre os convidados, especialmente se for bem-feita.
Agora que você já está por dentro de quais são os melhores cortes para um bom churrasco, que tal colocar em prática e já ir aquecendo a churrasqueira?