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“Citadel é um desastre de US$ 300 milhões para a Amazon”, diz crítica

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Era de se esperar que uma série que custou US$ 300 milhões — mais de R$ 1,5 bilhão — fosse boa. Muito boa. Mas desde que “Citadel” estreou na Amazon Prime Video, as críticas têm sido desanimadoras. No IMDB, o público deu uma nota média de 6,5/10 para a série. Já no Rotten Tomatoes, a aprovação geral da crítica foi de 51%. Não que sejam números terríveis, mas certamente não é algo empolgante para uma produção tão hypada financeiramente. O crítico Alan Sepinwall, da revista “Rolling Stone”, definiu a série como “um desastre de US$ 300 milhões para Amazon”. Vale a pena ler a sua resenha, que traduzimos abaixo ao português. Para quem preferir o artigo original em inglês, você pode encontrá-lo neste link.


Imagine por um momento que, no final dos anos 2000, a Marvel não apenas anunciasse um filme sobre o Homem de Ferro, mas que eles também entrassem simultaneamente em produção com filmes do Capitão América, Thor e Vingadores, e até mesmo mais projetos em desenvolvimento imediato, que seriam alguns dos filmes mais caros já feitos. Com o benefício da retrospectiva, sabemos que isso teria dado certo. (Bem, talvez não a parte do custo.) Mas na época, ninguém sabia que o público se interessaria por qualquer um desses filmes, muito menos que eles dariam início à marca de cultura pop mais influente do século. Se o Homem de Ferro tivesse fracassado enquanto tantos desses outros projetos estavam em andamento, a Marvel poderia ter deixado de existir como empresa.

O modelo de negócio geral da Amazon não corre perigo, pois seu serviço de streaming Prime Video é basicamente uma pequena fração do que é principalmente uma megaloja online. No entanto, as pessoas por trás do Prime colocaram muito mais ênfase na franquia em si do que nas séries individuais com o novo thriller de espionagem “Citadel”, que até conta com um pouco do universo cinematográfico da Marvel através dos produtores executivos Joe e Anthony Russo.

Anthony Russo disse que a executiva da Amazon, Jen Salke, abordou os irmãos com a ideia de lançar uma grande franquia de espionagem com várias séries do zero. “Citadel” é apenas uma das muitas séries planejadas ambientadas no mesmo universo fictício, com spin-offs italianos e indianos já em desenvolvimento, enquanto outros estão em andamento.

O plano se baseia na ideia de que o público não apenas se interessará por esta primeira série (apesar da completa ausência do tipo de referência familiar que Hollywood agora considera necessário para qualquer blockbuster*), mas que também ficará ansioso por quantas séries relacionadas a Amazon puder produzir para eles. E a Amazon apostou alto nessa ideia, gastando supostamente cerca de US$ 300 milhões na série até agora, incluindo extensas refilmagens depois que o showrunner original, Josh Appelbaum, foi substituído pelo criador de “Hunters”, David Weil, o que a coloca logo atrás de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” da Amazon na lista das séries mais caras já produzidas.

(*O Homem de Ferro não era tão conhecido quanto o Homem-Aranha ou os X-Men quando o primeiro filme foi lançado, mas pelo menos parte do público conhecia o personagem.)

Há tanta presunção envolvida aqui que nem mesmo um programa de televisão transcendente justificaria. E infelizmente, “Citadel” fica muito, muito aquém da transcendência, ou até mesmo da qualidade. É sem graça, genérico e surpreendentemente com aparência barata, considerando o orçamento. Existem alguns encantos menores, incluindo a oportunidade de assistir às estrelas Priyanka Chopra Jonas e Richard Madden juntas, além da confiabilidade usual dos coadjuvantes Stanley Tucci e Lesley Manville, então nem tudo é ruim. Mas é surpreendente olhar para o produto final e entender por que a Amazon achou que isso seria o início de uma coleção exponencialmente lucrativa de projetos.

Eventualmente, nos é revelado que a Citadel é uma organização de espiões lendária, não leal a nenhum governo, corporação ou indivíduo. Como explica Bernard, o especialista em dispositivos interpretado por Tucci, eles “ajudaram a moldar todos os principais eventos para o bem nos últimos 100 anos”. É justo questionar muitas coisas sobre essas afirmações, especialmente porque houve muitos, muitos eventos ruins nos últimos 100 anos. Principalmente, parece que a Citadel tem travado uma batalha com a Manticore, uma organização rival que representa oito das famílias mais ricas do mundo e tenta manipular questões globais para aumentar a riqueza de seus clientes. Ao contrário de alguns dos assuntos anteriores dos Russos, os agentes de Citadel não são super-heróis, mas estão mais ou menos posicionados como o Capitão América e outros: lutando eternamente contra supervilões e entre si, sem nunca melhorar o mundo de forma tangível.

Independentemente de acreditarmos ou não nas afirmações de Bernard, a configuração do show faz questão de evitar mostrar Citadel em seu auge de poder. Começamos com os principais agentes Nadia (Chopra Jonas) e Mason (Madden) em uma missão juntos em um trem que passa pelo interior da Itália. O casal flerta e brinca, depois mata vários agentes da Manticore em uma sequência de ação em espaços confinados, bem dirigida pelo aclamado cinematógrafo Newton Thomas Sigel. Mas as coisas dão rapidamente errado e, de repente, são oito anos depois. Mason agora se chama Kyle, tem uma esposa e filha. Ele tem amnésia retrógrada e não se lembra de sua vida como um espião-mestre. Bernard o encontra e revela que a Manticore eliminou todo o pessoal da Citadel em um único dia, e ele e Mason parecem ser os únicos sobreviventes. (Não é exatamente um spoiler dizer que Nadia também sobreviveu; os Russos não contrataram uma das maiores estrelas do mundo e a colocaram em destaque em sua campanha de marketing para uma participação glorificada.)

Portanto, Citadel é uma operação básica quando a trama realmente começa, e a narrativa também é simplória. Muitas cenas envolvem dois ou três personagens conversando em uma sala. Depois da abertura no trem, as sequências de ação geralmente são rápidas e superficiais, e às vezes nem mesmo isso. O segundo episódio tem Bernard orientando Kyle/Mason em um roubo em uma instalação da Manticore, e nosso herói consegue entrar e sair em menos de cinco minutos, com pouca dificuldade. Cada um dos três primeiros episódios tem menos de 40 minutos e dá a sensação de serem ainda mais curtos do que isso. Costuma-se dizer sobre os espetáculos caros de filmes e séries de TV que, independentemente de seus outros méritos criativos, você pode ver o dinheiro na tela. Citadel vai fazer você se perguntar como uma quantia relatada de US$ 300 milhões pode ser praticamente invisível para o público.

A ideia de um homem com amnésia descobrindo que na verdade é um agente secreto não é nova, e “Citadel” pelo menos reconhece isso, com a esposa de Mason, Abby (Ashleigh Cummings), brincando: “Você nem consegue se lembrar de abaixar a tampa do vaso sanitário, e agora você é o Jason Bourne?” Mas os primeiros episódios não exploram tanto essa premissa, usando-a principalmente como desculpa para revelar uma série de reviravoltas medianas. Mesmo depois que Mason e Nadia se reencontram em uma situação em que ela lembra de tudo e ele não se lembra de nada, Weil e o restante da equipe criativa não conseguem encontrar uma maneira divertida de lidar com o conceito. A vivacidade existente em “Citadel” vem principalmente de Tucci e Manville, com uma ameaça seca, interpretando Dahlia, uma embaixadora britânica nos Estados Unidos* que secretamente é uma negociadora de alto nível para a Manticore.

*Se você quer assistir a um drama de streaming envolvendo embaixadores e relações EUA/Reino Unido, eu sugeriria fortemente que você assista a “The Diplomat” na Netflix.

Quanto aos protagonistas? Chopra Jonas e Madden estão adequados, mas nenhum deles se destaca na tela da mesma forma que em outros papéis. Como a maior parte de “Citadel”, eles não são terríveis, mas também não estão fazendo nada que valha a pena se empolgar.

Infelizmente, esse é o segundo fracasso consecutivo em uma franquia, ou neste caso, uma potencial franquia, para Madden. Ele vem do filme “Eternos” — também conhecido como o filme que a Marvel preferiria que nunca mais fosse mencionado. “Eternos” foi bastante pretensioso, apostando que o Universo Cinematográfico da Marvel poderia lançar um novo grupo de 10 pessoas, com base em um grupo de personagens que nunca foram bem-sucedidos comercialmente nos quadrinhos (e ocasionalmente nem mesmo criativamente). E isso vinha depois de 25 outros filmes que foram todos sucessos em graus variados, todos claramente conectados entre si. “Citadel” espera pular diretamente para esse tipo de status ilustre e ubíquo. Mesmo se o primeiro programa fosse ótimo, não há garantia de que o público automaticamente quereria mais. Mas quando o produto final é tão esquecível assim? Esse é um problema que a Amazon pode precisar de várias Joias do Infinito para resolver.

*Os dois primeiros episódios de “Citadel” estão disponíveis para streaming na Amazon Prime Video desde o dia 28 de abril, com episódios adicionais lançados semanalmente. Eu vi os três primeiros episódios (de seis).

Redação El Hombre

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