Apresentado esta semana, o Aircross Conceito fará sua primeira aparição no Salão de Xanagai, e não por coincidência. Além de ser um território onde os SUVs são muito bem aceitos, é também o maior mercado da Citroën, sendo resoinsável por 25% do total de vendas da montadora.
Alem disso, sengundo eles, seu novo design ilustra as ambições internacionais da Citroën.
O protótipo tem 4,58 metros de comprimento, 2,10 de largura (considerando os retrovisores) e 1,80 de altura e apesar de semelhante ao Cirtoen Cactus, demonstra mais robustez e agressividade.
Como herança do C4 Picasso, os faróis do Aircros ficam na parte de baixo e leds diurnos na parte de cima. Na traseira há lanternas retangulares, também de led.
Fazem também parte do pacote rodas exclusivas de liga leve de 22 polegadas e portas estilo gilhotina.
No interior o destaque fica para as duas telas LCD de 12 polegadas, trabalhando como painel de intrumentos e a outra de entretenimento. Uma delas pode ser removida e usada como um tablet pelos passageiros.
O console central se extende até o banco de trás, dando espaço com conforto para apenas quatro pessoas no total, e, a fim de estimular a interação entre elas, foi instalado alto falantes e microfones nos encostos de cabeça.
Para desfrutar a viagem o modelo conta com teto panorâmico e cameras instaladas nas laterias para registrar a viagem e criar álbuns que podem ser compartilhados nas redes sociais.
Para se movimentar, o veículo utiza dois motores, um 1.6 movido a gasolina de 218 cv, montado sobre o eixo dianteiro, e outro elétrico de 95 cv sob o eixo traseiro. Gerando de forma combinada 310 cv capazes de levar o Aircoss de 0 a 100km/h em 4,5 segundos.
Em modo elétrico as baterias de ion litio dão uma autonomia de 50 km e podem ser completamente recarregadas em apenas 3 horas e 30 minutos.
Em uso combinado, seu consumo é de 1 litro por 58 km rodados.