No torneio mais charmoso e querido dos amantes do tênis mundial deu Brasil nas duplas e uma zebra inesperada no simples: Marcelo Melo e Ivan Dodic, e Stan Wawrinka. Digo também que a conquista brasileira não era uma das mais esperadas, e para muitos é considerada uma zebra.
E por todo esse conjunto, o torneio Roland Garros foi, sem dúvida, repleto de emoções afloradas e singularidades.
O mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig venceram na final os irmãos americanos considerados os “Pelés do Tênis” Bob e Mike Bryan na final por 2 sets a 1. Melo deu ao país o 26º título em Grand Slams (veja abaixo a lista de todos os brasileiros vencedores na França), e o Brasil, com isso, volta a ter um campeão em Roland Garros após 14 anos. Gustavo Kuerten havia sido o último a conquistar o feito, na chave de simples, em 2001.
“Ainda não caiu a ficha direito, só um pouco. Eu acho que vai cair quando chegar a Belo Horizonte e dimensionar o feito de ganhar Roland Garros”, disse com exclusividade ao El Hombre Marcelo Melo neste domingo, que comemorou muito vencer em cima dos irmãos Bryan e, desta forma, frear o tricampeonato seguido deles em Roland Garros, torneio que compõe o Grand Slam do tênis.
“Nossa dupla vem evoluindo muito e fazendo jogos duros contra eles (irmãos Bryan). A gente sabia que seria duro e seria decidido em detalhes, como foi”, emendou Melo.
Pelo lado simples masculino, deu o inesperado. Quando começou a competição, ninguém imaginava que o suíço Wawrinka pudesse surpreender e sair com o título de Paris. As casas de apostas e os críticos acreditavam que o espanhol Rafael Nadal e o primeiro do mundo, o sérvio Novak Djokovic, eram os grandes favoritos.
Wawrinka – que também venceu o torneio francês 10 anos atrás, quando era juvenil – batalhou até a sua primeira final de Roland Garros eliminando dois anfitriões, Simon e Tsonga, além do compatriota 2º colocado do ranking da ATP, Roger Federer. Chegou na decisão contra o grande favorito Djokovic desacreditado por muitos, entendo como certa a e vitória do melhor do mundo.
Contudo, o suíço mostrou suas armas, jogou muito (foi surpreendente e incrível o alto nível de sua atuação) e venceu por 3 a 1 Djokovic. Foi seu segundo título de torneio de Grand Slam. E completamente merecido.
Já o sérvio vai ter que amargar e esperar a próxima oportunidade já que não foi dessa vez que venceu o Roland Garros, único título de Grand Slam que falta em sua carreira.
Já estou ansioso pelo torneio grandioso do ano que vem! Quem venha mais um Roland Garros.
Brasileiros que já ganharam Grand Slams:
Simples: Wimbledon (1959, 1960, 1964) e US Open (1959, 1963, 1964, 1966).
Duplas femininas: Australian Open (1960), Roland Garros (1960), Wimbledon (1958, 1960, 1963, 1965, 1966) e US Open (1960, 1962, 1966, 1968).
Duplas mistas: Roland Garros (1960).
Duplas mistas: Roland Garros (1975).
Gustavo Kuerten
Simples: Roland Garros (1997, 2000, 2001).
Duplas mistas: US Open (2012, 2014).
Duplas masculinas: Roland Garros (2015).
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais