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Como a escrita criativa pode ser um mecanismo de defesa segundo Rebecca West

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O seguinte texto, que gira em torno da escritora inglesa Rebecca West e do uso da escrita criativa como mecanismo de defesa foi publicado originalmente no site The Marginalian, pela redatora Maria Popova. Caso seja fluente em inglês e deseje ler o texto original, ele se encontra aqui.

“Ver o mundo através da perspectiva do oprimido é uma grande educação”, observou Chinua Achebe ao refletir sobre como a narração de histórias nos ajuda a sobreviver aos momentos turbulentos da história. “Histórias”, escreveu Neil Gaiman, “são verdadeiramente organismos simbióticos com os quais convivemos, que permitem que os seres humanos avancem”. Algumas de nossas histórias mais importantes — aquelas mais responsáveis ​​pelo nosso avanço civilizacional — têm a ver com a maneira como narramos as dificuldades da humanidade e as vidas das pessoas mais afetadas por elas.

É isso que Rebecca West (21 de dezembro de 1892 – 15 de março de 1983) explora em sua obra-prima de 1941, “Black Lamb and Grey Falcon” — a fonte de sua duradoura sabedoria sobre sobrevivência e a redenção do sofrimento, com base em suas três visitas à Iugoslávia para examinar “o passado lado a lado com o presente que este criou”.

Ao considerar como a narração de histórias nos ajuda a transmutar meros eventos em um senso de história e cultura, West reflete sobre a importância não somente dos heróis triunfantes em nossas histórias, mas também dos trágicos, dos que tiveram um final infeliz.  Ela escreve:

À medida que envelhecemos e vemos os finais das histórias, bem como seus começos, percebemos que, para as pessoas que participam delas, é quase mais importante que sejam histórias de fato e que formem padrões reconhecíveis do que serem felizes ou trágicas. Os homens e as mulheres que são abatidos por seus destinos, que vão à morte relutantemente, mas sem notáveis arrependimentos pela vida, não são aqueles que perderam seus parceiros prematuramente ou por perfídia, ou que perderam batalhas ou caíram de uma promessa precoce em circunstâncias de vergonha pública, mas aqueles que foram rejeitados ou foram vítimas de amantes impotentes, que nunca foram convocados para comandar ou nunca tiveram qualquer oportunidade de sucesso ou fracasso.

A arte, argumenta West, não é apenas o que nos ajuda a sobreviver às dificuldades da história, mas o que transmuta mera existência em vida, em vitalidade, em uma história significativa de ser vivida:

A arte não é um brinquedo, mas uma necessidade, e sua essência, a forma, não é um ajuste decorativo, mas uma taça na qual a vida pode ser despejada e elevada aos lábios e saboreada. Se a nossa própria existência não tem forma, se sos eus eventos não vêm facilmente à mente e revelam seu significado, sentimos como se estivéssemos lendo um livro ruim. Todos nós podemos julgar a veracidade disso, pois quase todos nós conseguimos evitar alguns períodos em que o tema principal de nossas vidas é obscurecido por detalhes, quando nos envolvemos com pessoas que são insuficientemente caracterizadas; e isso é possivelmente verdadeiro não apenas para indivíduos, mas para nações. Como seria a Inglaterra se não tivesse seu imenso Valhalla de reis e heróis, se não tivesse suas eras elisabetanas e vitorianas, seus milhares de incidentes que surgem na mente, simples como ícones e tão miraculosos em sua sugestão de que o que a Inglaterra foi, ela pode ser novamente, agora e para sempre? Como seriam os Estados Unidos se não tivessem reservatórios de vontade triunfante, os fatos históricos da Guerra da Independência, dos gigantes estadistas americanos e do progresso pioneiro rumo ao Oeste, que todo cidadão americano tem ao seu alcance mental e no qual ele pode mergulhar para revigorar a qualquer minuto?

Camila Nogueira Nardelli

Leitora ávida, aficcionada por chai latte e por gatos, a socióloga Camila escreve sobre desenvolvimento pessoal aqui no El Hombre.

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