O texto abaixo, a respeito dos mistérios que permearam a vida e a obra da escritora Agatha Christie, foi publicado no Washington Post, e é de autoria da crítica literária Sarah Weinman.
A obra de Agatha Christie nunca saiu de moda nem deixou de ser impressa nas quatro décadas desde sua morte, somando mais de 2 bilhões de cópias vendidas. No entanto, a chama de Christie arde ainda mais intensamente no presente, graças a novas adaptações cinematográficas (Assassinato no Expresso Oriente), sequências autorizadas (Os Crimes do Monograma e Caixão Fechado, por Sophie Hannah) e homenagens (Os Mistérios do Pica-Pau, por Anthony Horowitz).
No entanto, trabalhos derivados e adaptações não podem explicar completamente por que a obra de Christie perdura. Uma esplêndida biografia de Laura Thompson, no entanto, o faz. Agatha Christie: Uma Vida Misteriosa foi publicada na Grã-Bretanha mais de uma década atrás e demorou muito para cruzar o oceano. No entanto, o timing é perfeito porque o tratamento minucioso, porém legível, da vida de Christie por Thompson, combinado com um contexto crítico artístico sobre sua obra, chega à razão de sua persistência:
“Como ela frequentemente fazia, Agatha usou a familiaridade do estereótipo para subverter nossas expectativas. Foi um dos truques mais inteligentes que ela usou. Era, de fato, mais do que um truque: por tais meios, ela revelou sua percepção, sua compreensão levemente intuitiva da natureza humana.”
Christie, como Thompson detalha, adquiriu tal entendimento pelos meios tradicionais de dificuldades iniciais. Nascida Agatha Mary Clarissa Miller em 1890, sua criação de classe média alta em Torquay foi idílica, com uma relação muito próxima com a mãe, uma mulher determinada a proteger Agatha de repetir os traumas de sua própria infância. A jovem Agatha era imaginativa, mas prática, uma enfermeira habilidosa durante a Primeira Guerra Mundial que desejava uma vida doméstica como esposa e mãe — o que obteve, após se casar com Archie Christie e dar à luz sua única filha, Rosalind.
Mas sua imaginação precisava de uma saída. A saudável competição com sua irmã mais velha, que também publicou histórias, estimulou Christie a escrever o livro que eventualmente foi publicado como O Misterioso Caso de Styles (1920), a primeira de muitas aventuras de seu icônico detetive belga, Hercule Poirot.
Ele parecia ter surgido do éter, como Christie gostava de contar, embora sua leitura cuidadosa dos grandes nomes da ficção detetiva anterior — especialmente os romances de Monsieur Lecoq, de Émile Gaboriau — sem dúvida tenha sido um fator contributivo. A alquimia singular de um enredo cuidadoso, estudo impiedoso de personagens e sua “crença absoluta de que cada pessoa tinha uma essência imutável, geralmente desconhecida até para si mesma” já estava evidente.
A vida e a obra de Christie colidiram em 1926. Ela já havia publicado O Assassinato de Roger Ackroyd, romance de Poirot que ainda provoca acalorados debates entre os leitores, com sucesso modesto e aclamação crítica. Em dezembro, ela tornou-se infame, assunto de constante escrutínio da mídia, após um desaparecimento de 11 dias que terminou quando foi encontrada em uma pousada em Harrogate. Ela nunca discutiu as razões subjacentes ao desaparecimento. Thompson apresenta uma teoria plausível de um estado de fuga, provocado pela devastadora descoberta de que Archie estava apaixonado por outra pessoa, exacerbado pelo terror e vergonha que paralisaram Christie. O feitiço se quebrou, Archie e Christie se divorciaram, ela casou-se com o arqueólogo Max Mallowan e viveu uma vida alegre de viagens, riquezas e trabalho árduo. Mas o enigma principal, esta história de mistério, é, como Thompson observa, “sua obra-prima, porque não pode ser resolvida.”
Posteriormente, havia a Agatha pública, cujos Poirots, Miss Marples e outras ficções detetivescas alcançavam os leitores quase anualmente. Mas a Agatha mais privada também tinha uma válvula de escape criativa, sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Thompson habilmente demonstra como Christie revelou nos romances de Westmacott sua dor sobre seu primeiro casamento desfeito, sua difícil relação com a filha, Rosalind, e seu amor avassalador por sua mãe.
Christie, em essência, era a Elena Ferrante de sua época. Ela não assumiu publicamente o pseudônimo até a década de 1960. Enquanto “Agatha Christie” poderia se apresentar como “a mulher inteligente, controlada e sensata que sabia tudo sobre emoção humana, mas que lidava com ela friamente e mantinha o caos à distância”, Mary Westmacott era, em contraste, a “criatura sensível e secreta que nasceu do espectro errante de Harrogate… que nunca poderia ter existido sem a estranha liberdade que vinha de usar o nome de outra mulher”.
Embora Thompson faça uma boa defesa para ler os romances de Westmacott, qualquer biografia de Christie deve, no final das contas, ser sobre os romances de mistério que lhe trouxeram um sucesso comercial extraordinário. Thompson não é excessivamente entusiasta quando não é necessário — ao menos um dos romances de Christie (O Fardo) é considerado “difuso e mal estruturado”, e ela argumenta que o auge de Christie, em trama e em prosa, foi durante e após a Segunda Guerra Mundial. Que esta era de grande carnificina, convulsão social e polarização fosse o triunfo de Christie é óbvio, em retrospectiva. Seus romances são o epítome da ordem restaurada a partir do caos. Ela também precisava dessa catarse, e determinou-se a fornecê-la aos seus leitores.
Mas essa não é a explicação completa, ou por que ainda estaríamos lendo sua obra agora? Certamente, sua marca de ordem não pode superar todo o possível caos causado pelos males contemporâneos. Uma citação perspicaz de P.G. Wodehouse, em uma carta de 1969 para Christie, oferece uma pista adicional. “Não acho que estrague um Agatha Christie ‘saber o final'”, ele escreveu, “porque os personagens são tão interessantes”. Por mais que a fama de Christie repouse em suas tramas complexas, o que sustenta sua base de ferro são as pessoas que povoam suas histórias. As pequenas células cinzentas de Poirot. As observações quase oniscientes de Miss Marple. Os desejos, necessidades, anseios e queixas de personagens incidentais e possíveis suspeitos.
Quando alguém deseja, é capaz de cometer um assassinato. É isso que Agatha Christie sabia. É sobre isso que ela escreveu tão bem. É por isso que ainda a lemos — e sempre leremos.
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