Uma imagem desfocada impede uma visão clara do mundo. Infelizmente, há profissionais que têm dificuldade em delimitar seu foco profissional. A ânsia de aproveitar toda e qualquer oportunidade que surja os faz dispersivos e inconstantes. Há, inclusive, os que se julgam especialistas em quase tudo. Querem ter opinião fundamentada sobre os mais variados temas, posando de guardiães da verdade.
Atitudes como essa me fazem lembrar aqueles colegas que, na época de jogos internos na escola, se inscreviam em 15 modalidades diferentes. Em quantas eles conseguiam sair vitoriosos? Absolutamente nenhuma! Não eram especialistas em todas. Eram, no máximo, de razoáveis a fracos. O mercado não é receptivo para os apenas razoáveis. Os fracos, então, nem se fala!
Calibrar o foco significa definir com clareza um espectro de atuação. Não significa ser profundamente especializado em única única área – sob pena de parecer perigosamente limitado. Por outro lado, é não desejar fazer de tudo, em qualquer tipo de empresa, sob quaisquer condições, recebendo qualquer remuneração. Para definir bem seu foco profissional, sugiro combinar duas dimensões fundamentais:
1# Direcione a sua carreira: Escolha uma área técnica que você tenha especial apreço, vocação e que lhe faça feliz, quando você realiza tarefas com a facilidade e destreza de quem gosta do que faz. Vendas? pode ser. Ensino? Outra opção. Logística? Boa escolha. Tecnologia? Grande decisão. Lembre-se que cada área mencionada como exemplo se subdivide em atividades diversas, todas integrantes do seu espectro de interesse. Portanto, a ideia não é limitar e sim direcionar.
2# Analise o mercado: Outro ponto relevante é observar se esse foco que você escolheu tem boas opções de mercado. Sinceramente, a carreira não é feita de romantismo e idealismo. Temos que ser práticos e prudentes para optar por atividades que, além de prazer, possam proporcionar retorno, sustento e ascensão social – todas aspirações legítimas para qualquer tipo de profissional.
Não há respostas certas ou erradas. O que há é o foco que se alinha com seu perfil e vários outros que não. Que tal ajustar as lentes para enxergar claramente o horizonte que aparece diante de você? Com um foco bem calibrado, sua procura por oportunidades fica mais inteligente, precisa e direcionada.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais