InícioAtitudeComo cortar um amigo tóxico da sua vida em 7 passos

Como cortar um amigo tóxico da sua vida em 7 passos

Você sempre discordou do seu antigo colega de faculdade sobre coisas como se a Viúva Negra é magnífica, um lixo, ou magnificamente um lixo. Mas, ultimamente, as brigas que você achava que eram apenas parte da sua amizade têm se sentido muito como “essa pessoa está constantemente me rebaixando”. Você percebe que é hora de terminar as coisas, mas saber como cortar um amigo tóxico da sua vida e realmente fazer isso são duas coisas muito diferentes.

“Terminar um relacionamento nunca é fácil, mas às vezes pode ser necessário para o seu bem-estar pessoal”, afirma a psicoterapeuta Claudia Sigala. Uma chave compreender a necessidade de se livrar de um amigo tóxico é priorizar seu relacionamento consigo mesmo, explica Sigala. Mesmo quando a amizade se torna tóxica, cortar uma amizade, uma relação de parentesco ou um relacionamento  provavelmente levará a algum tipo de luto — então, reserve um espaço para grandes sentimentos enquanto planeja ter uma conversa difícil.

Quanto ao que realmente dizer a um amigo próximo que está prestes a se tornar um ex-amigo, Sigala diz que cada relacionamento e situação é diferente — então você terá que levar em conta suas circunstâncias pessoais em primeiro lugar. Mas, em geral, aqui estão sete diretrizes sobre como se livrar de um amigo tóxico.

Reúna o círculo íntimo

“Em amizades saudáveis, é importante saber que podemos pedir o que precisamos e confiar que será atendido”, diz a psicóloga clínica Jamie Goldstein. Mas se você chegou ao ponto em que até pedir comida indiana em vez de hambúrgueres faz seu ex-amigo tóxico te fazer sentir culpado, você sabe que essa conversa não será fácil.

Para se preparar, considere chamar seus amigos verdadeiros para uma conversa. “Não se trata de se juntar contra alguém”, diz Mara, 32, que conta ao Bustle que já teve que encerrar mais de uma amizade tóxica. “Quando preciso cortar alguém, planejo um encontro pós-conversa com pessoas que não são amigos em comum e, portanto, estão distantes da situação. Assim, posso obter o apoio de que preciso sem adicionar drama extra.” Ela já chorou muito todas as vezes que passou por um término de amizade, diz ela, e seus verdadeiros amigos estiveram lá por ela todas as vezes.

Não seja sentimental

Você tem sido constantemente irritado por seu amigo por meses, mas como saber se vale a pena terminar uma amizade de uma década? “Quando os amigos não se responsabilizam por como estão se comportando no relacionamento, fica cada vez mais difícil retribuir as partes positivas da amizade como apoio, compreensão e tempo de qualidade passado juntos”, diz Goldstein. Mesmo assim, quando você está prestes a encerrar uma relação, pode ser tentador se questionar ao lembrar dos bons velhos tempos.

Toda amizade, por mais tóxica que seja, tem seus bons momentos — como aquele show da Taylor Swift que nenhum de vocês admite que amou. Mas a nostalgia pode tornar muito mais difícil fazer o que você tem que fazer e seguir em frente. Deixe esse show no passado e aguarde ansiosamente o Comic Con com seus amigos não tóxicos.

Seja honesto

Se você não quer entrar em uma conversa profunda, não precisa expor toda a sua alma durante a iminente ruptura de amizade. “Muitas vezes, o relacionamento pode ser reparado através de uma comunicação saudável, permitindo que todas as pessoas no relacionamento se expressem e se sintam ouvidas”, diz Sigala. E parte dessa comunicação saudável é ser realista quando simplesmente não está funcionando.

Seja honesto consigo mesmo e com o seu futuro ex-amigo. Afastar-se do amigo com quem você costumava trocar mensagens todos os dias vai se arrastar mais do que você gostaria. Além disso, enviará o mesmo tipo de sinais mistos que você deseja que seu amigo pare de dar. Em vez de adiar o inevitável, opte por uma conversa clara e direta sobre o término. “Estou pronto para seguir em frente e deixar nossa amizade para trás” e “Seria melhor para mim se não falássemos mais” não são coisas maldosas a se dizer — é apenas você sendo sincero.

Exclua e bloqueie

Você não deve seguir ninguém no Instagram, mesmo que tenha estado conectado online desde os tempos do MySpace. Se você encerrou uma amizade tóxica, manter-se atualizado nas redes sociais delas só vai causar mais mal do que bem.

“Quando as velhas amizades simplesmente desaparecem, manter-se vagamente conectado nas redes sociais é bom”, diz Justin, 29, que terminou duas amizades tóxicas durante a pandemia. “Mas quando você está saindo da vida de alguém porque essa pessoa foi terrível com você, o botão de bloquear se torna seu novo melhor amigo.” Pode parecer duro, reconhece Justin, mas ele diz que a coisa mais cruel a se fazer é torturar-se olhando para fotos do seu ex-amigo e do novo melhor amigo dele.

Faça um esforço consciente para fazer novos amigos

Quando você termina um relacionamento romântico, as pessoas ao seu redor geralmente sugerem que você comece a namorar novamente. O mesmo acontece ao terminar com um amigo tóxico. Encontre novos amigos ou invista mais tempo em amizades saudáveis e existentes. “Procure atividades e reconecte-se com amigos e familiares que ajudem você a se sentir bem consigo mesmo como uma maneira de aumentar a autoestima”, aconselha Sigala.

Não re-engaje

Seu primeiro instinto pode ser responder com raiva quando um amigo em comum diz que seu ex-amigo está falando mal de você pelas costas. Mas, seja uma série de mensagens “sinto sua falta” ou rumores de que estão contando a todos o quão terrível você é, os especialistas aconselham contra responder.

“Sinceramente, fui o amigo tóxico algumas vezes na faculdade”, admite Justin. “Eu enviei aquelas mensagens irritadas do tipo ‘por que você me deixaria assim?’ para amigos que me cortaram.” As situações sempre pioravam quando as pessoas respondiam, mas quando seus antigos amigos as ignoravam, isso o ajudava na recuperação. “Então, não se sinta mal por ignorar essas mensagens de culpa — o melhor que você pode fazer é deixar pra lá.”

Coloque-se em primeiro lugar

Provavelmente, durante a amizade tóxica, você estava acostumado a colocar as necessidades do seu amigo em primeiro lugar, sacrificando potencialmente sua própria felicidade e necessidades. Para realmente cortar alguém da sua vida, você precisa estar disposto a se colocar em primeiro lugar, pelo menos uma vez. “Após terminar o relacionamento, recomendo investir na sua recuperação”, aconselha Sigala. Pode não parecer intuitivo de início, mas livrar-se do peso de um relacionamento tóxico lhe dará muito mais espaço mental para simplesmente ser você mesmo.

O texto original foi publicado no Bustle, por Kat George e Jay Polish.

Camila Nogueira Nardelli
Camila Nogueira Nardelli
Leitora ávida, aficcionada por chai latte e por gatos, a socióloga Camila escreve sobre desenvolvimento pessoal aqui no El Hombre.