Todos nós temos um grande potencial criativo dentro de nós. A diferença é que alguns desenvolvem essa capacidade — e outros, não. A criatividade não é um dom natural. Existem talentos inatos, sem dúvida. Mas eles não bastam, pois toda habilidade precisa ser praticada. Em outras palavras? Quanto mais você tornar a criatividade parte de sua vida, mais ela fará parte de você. Vamos pensar, então, em algumas maneiras de desenvolver a sua?
Em geral, há um período do nosso dia no qual estamos mais propensos a ter uma espécie de “surto criativo”. Descubra o seu. Será de manhã? De noite? À tarde? Só você pode descobrir.
Em certos momentos, as redes sociais podem ajudar bastante numa pesquisa, mas pare de ficar grudado nelas. Todas as informações que recebemos destes aparelhos diariamente tendem a nos distrair. Ademais, pesquisas indicam que as redes sociais inibem o nosso pensamento criativo.
O exercício aeróbico nos ajuda — e muito — a desenvolver um mindset mais criativo, aumentando o fluxo de sangue para o cérebro. Isso, segundo uma série de pesquisas, aguça a nossa clareza mental e estimula a nossa imaginação, proporcionando a criação de novas ideias.
Uma forma rápida e efetiva de aumentar o seu conhecimento é escutando podcasts ou palestras do TED Talks. Ao entrar em contato com novas ideias constantemente, você estará muito mais apto a fazer conexões de informações e criar coisas novas a partir delas.
A criatividade floresce quando saímos da nossa zona de conforto, aprendemos algo novo e nos mantemos atualizados. Que tal aprender uma nova língua ou um instrumento musical? Ou fazer um curso de gastronomia? Ou experimentar um novo esporte?
Adote um mindset de estudo perpétuo. Continue sempre a ler, a escutar a podcasts, a assistir a vídeos e a documentários, a viajar, a fazer cursos e a socializar. Não há erro: sua criatividade irá aflorar — e muito — com essa rotina estimulante para o cérebro.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais