Trabalho, trabalho e mais trabalho. Essa tem sido a sua rotina ultimamente? Esforço é fundamental para alcançar os nossos objetivos, mas é importante buscar equilíbrio na vida também. Então quando ficamos muito atarefados, o que fazer?
Por mais que pareça negativo, é preciso aprender a como dizer “não” em algumas situações. O erro de muitos profissionais acaba sendo aceitar todos os convites e propostas, na esperança de que isso possa ajudá-los a crescer. Mas na verdade, o excesso de atividades pode fazer com que sua mente se sobrecarregue, impedindo o devido foco em cada uma das tarefas.
Por conta disso, é de extrema importância aprender a como dizer “não” quando necessário, sem parecer egoísta ou deselegante. Existem certos tipos de respostas que você pode dar:
Quando é preciso dizer “não”, sempre é mais fácil para a outra pessoa ouvir quando há uma justificativa. Por isso, tente explicar da melhor forma possível (mas com brevidade) as razões de você não entrar no projeto e certifique-se que a pessoa está entendendo, para não gerar um mal-entendido.
Seja sincero e agradeça a pessoa por ter pensado em você para o trabalho.
Outra opção é tentar uma reconsideração da data original da proposta. Explique da mesma forma a situação, mas pergunte se o prazo não pode ser alterado para um período em que você estará livre.
A resposta pode variar, dependendo de cada caso e situação. Se ela for positiva, não deixe que a pessoa perca a confiança em você. Caso ela desconfie de procrastinação, por exemplo, pode acontecer uma queda de credibilidade e sua imagem será manchada.
Como dizer “não” é uma tarefa complicada, é possível tentar alterar as solicitações. Dessa forma, você pode encaixá-la de forma mais fácil na sua rotina e tornar as coisas mais fáceis pra você.
Exponha as suas condições para aceitar o projeto e verifique o quanto a outra pessoa está disposta a abrir mão de certas coisas. No final, dá até para descobrir qual é a urgência dele e qual a verdadeira importância.
A sugestão na mudança do prazo ou das condições não deu certo? Então é hora de abrir a cabeça e pensar em alguma opção para o problema. Ofereça você mesmo a solução. Indique uma pessoa confiável ou aponte algo no projeto que precisa ser revisto.
Pode ser que não haja uma solução para isso. Entretanto, é um ponto positivo você demonstrar interesse e proatividade, mesmo sem a intenção de fazer parte desse trabalho.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais